24, 25 e 26 de julho 0 inscritos Emitir Certificado

Programação

24/07 Quarta-feira
  • 19h30 às 21h
    • A Educação 4.0 e as Edtechs Emergentes

      + ler mais

      Educação Disruptiva, Inovação Evolutiva, Estruturas Exponenciais, Educação 4.0, Realidade Virtual, Inteligência Artificial, Cultura Maker, entre outros, são pontos de partida para o uso das Metodologias Ativas e a adequada utilização das EdTechs, conduzindo a uma nova maneira de pensar a educação.

      Conferencista: José Motta

      Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University/USA).

      + ver conferencista
25/07 Quinta-feira
  • 8h30 às 10h
    • A Autoralidade do professor e do aluno

      + ler mais

      Na condição de mediador, o professor é referência crucial para a aprendizagem do estudante. A aprendizagem é autopoiética. É fundamental investir no professor para dar conta dos desafios atuais da aprendizagem exigidos pela sociedade digital e do conhecimento. A atual formação docente na universidade não se sustenta mais.

      Conferencista: Pedro Demo

      Pós–doutorado (UCIA/Los Angeles). Doutor em Sociologia (Universidade de Saarbrucker/Alemanha).

      + ver conferencista
  • 10h às 10h30
    • Coffee break

  • 10h30 às 12h
    • A formação do professor na perspectiva da BNCC

      + ler mais

      O mundo moderno nos traz novos desafios. Repensar a organização curricular, tempos e espaços escolares, entender as juventudes e dialogar com a tecnologia. Tudo isto requer de nós novas práticas pedagógicas. Cuidar da formação do professor é o ponto central de todas as mudanças. Vamos conversar sobre novas possibilidades e oportunidades.

      Conferencista: Priscila Pereira Boy

      Pós graduada em antropologia filosófica, docência no ensino superior, elaboração de projetos e gestão de pessoas. MBA executivo Internacional em Marketing (FGV). Pedagoga. Escritora e palestrante. Diretora da Priscila Boy Consultoria.

      + ver conferencista
  • 12h às 14h
    • Intervalo Almoço

  • 14h às 15h30 - *M.O.V.E.R
    • Aristóteles e os robôs

      + ler mais

      Robôs não aprendem, são programados. O que será o ensinar daqui pra frente? E, mais importante ainda: o que será o apreender? Para não sermos substituídos por robôs, é preciso que não sejamos um. Aristóteles resumiu, numa única sentença, o que nos faz humanos e contou o segredo mais importante nas relações interpessoais.

      Conferencista: Fábio Bernardi

      Publicitário do Ano em 2014 e 2017. Sócio da Morya, agência do Grupo ABC, o maior da América Latina.

      + ver conferencista
    • A formação da inteligência socioemocional em adultos: uma abordagem da educação multidisciplinar

      + ler mais

      As modificações do cérebro na aprendizagem de novos comportamentos, numa experiência com adultos segregados de um instituto penal.

      Conferencista: Kátia Biehl

      Doutora em Psicologia (PUCRS). Mestre em Adm. (UFRGS). Estudios Avanzados em Psicología (Universidad Autonoma – Madrid). Esp. em Família e em Administração de RH (UNISINOS). Graduação em Psicologia e Administração de Empresas (UNISINOS).

      + ver conferencista
    • Competências socioemocionais e as armadilhas da mente: desafios da educação atual

      + ler mais

      Nossa sociedade encontra-se emocionalmente adoecida: problemas com a administração da ansiedade, dificuldade de concentração, etc. Alunos e professores encontram-se encarcerados nesta realidade. Para superar os estresse da vida, desenvolvendo relações saudáveis, um dos caminhos seguros é treinar a gestão da emoção.

      Conferencista: Denise Cavalini

      Pedagoga com habilitação em Educação Especial. Trabalha há 11 anos com Dr. Augusto Cury. Coautora de todos os materiais do Programa Escola da Inteligência.

      + ver conferencista
    • Avaliação como processo educativo

      + ler mais

      Em quaisquer circunstâncias, a avaliação é meio ou confirmação do nosso trabalho. Em tempos de BNCC, é necessário repensar a forma de avaliar o processo de ensino e aprendizagem. O ponto inicial para uma boa discussão é conhecer qual o propósito de processos avaliativos neste novo tempo, onde os atores educacionais passam pelo momento de ressignificação de seus papéis.

      Conferencista: Eny Muniz

      Pedagoga e Letras (UNISEPE), Gestão e Planejamento Escolar(Universidade São Luís), Marketing Educacional e Com. Social (FGV). Diretora Pedagógica do Projeto UNOi Educação e participação ativa de avaliação institucional e de desempenho e oferta de serviços educacionais.

      + ver conferencista
  • 15h30 às 16h
    • Coffee break

  • 16h às 17h30
    • Escola de Alto Desempenho – do propósito a gestão de resultados

      + ler mais

      O Professor é a base do processo. Uma escola de alto desempenho precisa de um propósito claro, um time motivado alinhado com seus valores, uma gestão eficiente de indicadores e uma cultura organizacional saudável e focada em inovação.

      Conferencista: André Guadalupe

      Especialista em Design Maker (Harvard University). MBA Gestão Estratégica de Negócios (ESPM). Engenheiro Aeronáutico (ITA). CEO da AOG Consultoria Educacional Artesanal, Co-fundador e Diretor de Operações do Colégio Planck. Professor e Autor de Material Didático.

      + ver conferencista
  • 17h30 às 18h30
    • Educar para desenvolver habilidades e gerar competências

      + ler mais

      Abordaremos a grande revolução da educação atual que é educar para desenvolver habilidades e gerar competências, mas para conseguir educar dessa forma, com eficiência, o professor deve apresentar algumas habilidades e competências que são discutidas a partir de dados levantados em pesquisas acadêmicas.

      Conferencista: Marcos Raggazzi

      Mestrando em Ensino de Ciências (UFOP). MBA em Gestão Educacional (USP). Licenciado em Química (UnB). Professor de EM. Diretor pedagógico executivo no Bernoulli Educação. Curador dos Grupos (Re)Pensando a Educação e Conexão Pais & Filhos.

      + ver conferencista
26/07 Sexta-feira
  • 8h30 às 10h
    • Professor, atitude amorosa na aprendizagem

      + ler mais

      A escola tem se preocupado com o sucesso profissional do aluno, priorizando o ensino das técnicas em detrimento de um trabalho que também valorize as emoções. A atuação do professor como tutor emocional torna-se fundamental. Para isso, ele precisa reconhecer suas emoções e a escola ser um espaço acolhedor.

      Conferencista: Ana Claudia Arantes

      Esp. em Cuidados Paliativos (Inst. Pallium/Univ. de Oxford) e Intervenções em Luto (Inst. 4 Estações de Psicologia). Geriatra (USP). Responsável pela implantação das políticas assistenciais de Avaliação da Dor e de Cuidados Paliativos do HIAE.

      + ver conferencista
  • 10h às 10h30
    • Coffee break

  • 10h30 às 12h
    • Do aluno de hoje ao profissional de amanhã

      + ler mais

      A aquisição das competências necessárias por parte do aluno para se transformar num profissional bem sucedido e feliz, depende também de um professor que possua a capacidade para mobilizá-lo na busca destas competências.

      Conferencista: Luis Rasquilha

      Formação em Disruptive Strategy (Harvard Business School), Criatividade e Design Thinking (Stanford University) e Gestão da Inovação (UCP). Consultor de 10 das 50 empresas mais inovadoras do mundo. CEO da Inova Consulting e da Inova Business School.

      + ver conferencista
  • 12h às 14h
    • Intervalo Almoço

  • 14h às 15h30
    • Numa era de incertezas, o mais importante é ser feliz

      + ler mais

      O professor, assim como tantos outros profissionais, muitas vezes perde o foco de sua vida interior. Estar em paz possibilita que ele estabeleça conexão saudável com seus alunos. O que fazer para buscar o equilíbrio? Um professor feliz pode auxiliar seus alunos a assumirem a construção de seu futuro, mesmo que hoje se apresente nebuloso e incerto.

      Conferencista: Rossandro Klinjey

      Mestre em Saúde Coletiva e Psicólogo clínico com base psicanalítica (UEPB). Autor do livro Temas Complexos: Uma abordagem didática. Lecionou nos cursos de Psicologia, Adm. de Empresas, Medicina, entre outros.

      + ver conferencista
  • 15h30 às 16h
    • Coffee break

  • 16h às 17h30
    • Os Projetos de Vida do Educador: por uma vida com mais propósito e brilho nos olhos

      + ler mais

      O autoconhecimento, o desenvolvimento da autoestima e o aprimoramento das competências socioemocionais do Educador favorecem uma existência sadia, feliz e empoderada. Para que a escola seja um ambiente de transformações significativas precisamos cuidar da pessoa do Educador em primeiro lugar. Pessoas felizes e com brilho nos olhos educam melhor.

      Conferencista: Léo Fraiman

      Mestre em Psicologia (USP). Especialista em Psicologia Escolar. Autor da Metodologia OPEE adotada em mais de 900 escolas do Brasil. Psicoterapeuta. Membro do Comitê Mundial de Educação para a Autonomia, em Paris.

      + ver conferencista
* Momento para Olhar, Viver, Escutar e Refletir (conferência de 20 minutos cada).