Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Educação para o Pensar estimula o pensamento crítico, nas escolas Notre Dame
27/03/2017

Educação para o Pensar estimula o pensamento crítico, nas escolas Notre Dame

por Vanessa Lazzaretti
Educação para o Pensar estimula o pensamento crítico, nas escolas Notre Dame

A Educação para o Pensar é uma postura pedagógica adotada pela Rede de Educação Notre Dame há mais de 20 anos, com o intuito de colaborar com a formação de cidadãos competentes em solucionar problemas e encontrar saídas criativas e éticas, nos diversos contextos em que vivem. Por isso, ainda durante a infância, os educandos são estimulados a refletir, num contexto lúdico, sobre condutas e valores.

Os matriculados no 2º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus, por exemplo, têm seus estudos contextualizados pela novela filosófica “Minha história no quintal”. Escrita por Silvio Wonsovicz, a obra busca despertar neles o entendimento de que tudo tem uma história e de que cada um precisa ter consciência da sua e da responsabilidade por escrevê-la. Desse modo, o livro, ao qual foram apresentados na tarde de sexta-feira (17), estimula a reflexão acerca das decisões que cada um precisa tomar em sua vida, nas suas relações e na convivência com os outros.

Na aula inaugural da Educação para o Pensar, além do primeiro contato com a publicação, as crianças debateram, enquanto saboreavam chás e pipoca. Por isso, a atividade introdutória, denominada “Chá com Ideias”, possibilitou que elas conhecessem a história da bebida e descobrissem por que o grão estoura.

Desse modo, afirma a educadora Vivian Pessolano, a atividade demonstrou quão prazeroso pode ser o estudo da Filosofia - disciplina integrada ao currículo do segmento a fim de estimular os estudantes a desenvolverem seu pensamento crítico e sua capacidade de pensar diferente e de questionar, como justifica a docente.

Essa capacidade, contudo, começa a ser desenvolvida nas escolas da Rede ainda na Educação Infantil, quando os estudantes são estimulados a, de modo lúdico, refletir sobre valores e expressar seus sentimentos. Exemplo disso foi a atividade introdutória à disciplina de Filosofia, realizada na terça-feira (21), com os educandos matriculados no Nível II da Educação Infantil do Colégio Notre Dame. Na ocasião, reunidos no Espaço Alternativo da instituição de ensino, eles, assistiram a uma peça teatral na qual conheceram a história de Pedrinho, um menino que contou com a ajuda dos amigos animais para encontrar o bichinho de pelúcia que havia perdido.

Encenada pelas educadoras do segmento, a narrativa enfatizou a importância de valores como a amizade, a solidariedade e a partilha – temas sobre os quais as crianças vão refletir, em aulas diárias, ao longo de todo o ano letivo.

Após a apresentação, cada uma das cinco turmas do segmento foi presenteada com uma caixa, na qual estava armazenado um quebra-cabeça. Unindo as peças, os estudantes identificaram, então, a representação de uma coruja - ave que representa a Educação para o Pensar.

Mais sobre:

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar