11/04/2017

Inscreva-se no curso de Educação Inclusiva na Educação Básica do SINEPE/RS

Este módulo acontecerá nos dias 03, 04, 10 e 11 de maio, na sede do SINEPE/RS; são 45 vagas, sendo uma por instituição associada ao Sindicato
Assessoria de imprensa - SINEPE/RS
Inscreva-se!
Após o sucesso de 2016, o SINEPE/RS abriu as inscrições para a segunda edição do Curso de Educação Inclusiva na Educação Básica: Perspectivas para a Instituição de Ensino, nos dias 03, 04, 10 e 11 de maio, na sede do Sindicato (Av. Praia de Belas, 1212 - 12 andar). A capacitação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED) e da Escola Especial para Surdos Frei Pacífico. São 45 vagas - uma vaga por instituição. Clique aqui e inscreva-se!

O curso é dividido em quatro eixos:

Aluno da Inclusão: ênfase para a educação especial à luz de diferentes abordagens sobre aprendizagem e desenvolvimento;

Gestão Pedagógica: ênfase para o projeto pedagógico e o regimento escolar que norteiam o planejamento docente, a organização e o funcionamento da escola para a prática inclusiva;

Direito Educacional: ênfase para as normativas educacionais e os seus desdobramentos na gestão administrativo-pedagógica das escolas;

Habilidades Socioemocionais: ênfase para o aprender a ser e a conviver na comunidade de aprendizagem.

São esperados diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e psicólogos das escolas de Educação Básica do ensino privado para a capacitação, que tem o investimento de R$ 440,00 para associados ao SINEPE/RS.

As atividades serão um misto de teoria e prática. Confira a programação:

03/05
8h às 12h e das 13h30 às 17h
Entre a inclusão social e a inclusão escolar: Um caminho a ser percorrido
Ementa: Abordagem do histórico e dos fundamentos da inclusão escolar. Caracterização das dimensões social, cultural e política da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas regulares. Análise dos campos teórico, legal e metodológico da Educação Inclusiva. Definição dos princípios e fundamentos para construção da escola inclusiva.
Palestrante: Marga Inês Schmitt Werckmeister (Mestra em Teologia - área de concentração em Educação - EST. Pedagoga - Feevale. Psicopedagoga Clínica e Institucional - UPF/FEEVALE. Coordenadora pedagógica - IENH. Docente no curso de Psicologia - Faculdade IENH)

04/05
8h às 12h
Problemas na aprendizagem e no comportamento: Abordagem neuropediátrica
Ementa: Abordagem neuropediátrica dos problemas na aprendizagem. Autismo. Asperger. Transtornos da memória. TDAH.
Palestrante: Rudimar Riesgo (Doutor em Pediatria - UFRGS. Médico neuropediatra. Professor do curso de Medicina do Depto. de Pediatria - UFRGS. Chefe da Unidade de Neuropediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Autor de livros sobre temas neuropediátricos, incluindo aprendizado.)

13h30 às 15h15
Transtornos psiquiátricos: Possibilidades e limites na inclusão escolar
Palestrante: Leonardo Della Pasqua (Psicólogo | Psicanalista)

15h30 às 17h
A Atuação na sala de AEE e o trabalho em rede
Ementa: Organização e funcionamento das SIRs (Salas de Integração e Recursos do Município de Porto Alegre) que estão há 22 anos em construção. Algumas questões a serem trabalhadas: Quem fala do aluno público-alvo da Educação Especial? O que diz? Qualidade e relevância das informações coletadas; Grupo de pertencimento; Trabalho em rede.
Palestrante: Lúcia Figueiredo (Psicopedagoga - ULBRA. Pedagoga com habilitação em Educação Especial - PUCRS. Professora de SIR (Sala de Integração e Recursos do município de Porto Alegre) - 2000 a 2013. Coordenadora da Educação Especial do Município de Porto Alegre - 2014 a 2016. Professora da SIR - 2017)

10/05
Manhã
8h às 12h
Parâmetros legais e jurídicos da inclusão de alunos com deficiência
Ementa: Marcos legais da inclusão educacional, desde a Constituição Federal e a Convenção de Nova Iorque, até chegar ao plano da legislação ordinária e das normas infralegais, procurando confrontar seu horizonte teleológico com as suas atuais condições de exequibilidade.
Palestrante: Jorge Lutz Müller (Coordenador do setor jurídico do SINEPE/RS)

Interfaces da Inclusão: Relatos de pessoas com deficiência
Palestrantes: Rodrigo Kuenzer e Olga Solange Herval Souza.
Mediação: Naime Pigatto

13h30 às 17h
Neurociência em benefício da educação
Ementa: Sistema nervoso. Aspectos relativos à atenção, motivação, memória, emoções e funções executivas que influenciam os processos de neuroplasticidade e aprendizagem. Empatia e a teoria da mente como ferramenta educacional. Etapas do neurodesenvolvimento. Papel do sono e da segurança no ambiente escolar na aprendizagem. O impacto de programas de suporte socioemocional e de atividades artísticas (música, teatro, dança, etc.) e práticas esportivas.
Palestrante: Renata Rosat (Doutora em Medicina: Ciências Médicas - UFRGS. Mestra em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela mesma universidade. Professora adjunta - UFRGS. Profissional com experiência em fisiologia, neurociência aplicada à educação e produção de tecnologia educacional.)

11/05
8h às 12h
Interação com Salas de Recursos.
Visita às salas de recurso das escolas:

13h30 às 17h
Tecendo redes para a educação inclusiva
Ementa: Salas e laboratórios voltados para o atendimento das necessidades educativas dos estudantes com deficiência. Recursos necessários para atender diferentes demandas. Visitação a salas de recursos de escolas de Porto Alegre.
Palestrante: Denise Costa Ceroni (Doutoranda e Mestra em Educação - UFRGS. Especialista em Psicopedagogia Clínica em Abordagem Terapêutica e Institucional - UniRitter. Coordenadora e professora na Pós-Graduação em Psicopedagogia Terapêutica e Institucional do UniRitter)
SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
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