02/05/2017

13º Seminário de Diretores discutirá tendências do setor educacional

O evento acontece no dia 23 de maio, no Hotel Continental, em Porto Alegre
Assessoria de imprensa - SINEPE/RS
Inscreva-se!
No dia 23 de maio, o SINEPE/RS promove o 13º Seminário de Diretores voltado a diretores de instituições de ensino para discutir tendências do setor.

O evento contará com palestra da diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ, Claudia Costin e do psicólogo José Bologna.

A programação ocorre das 8h30 às 16h30 no Hotel Continental, em Porto Alegre. Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Claudia vai abordar as novas tendências educacionais, como a inclusão de habilidades e competências no currículo. "Mundialmente, a demanda por competências está mudando, das rotineiras para as não rotineiras. Temos demandas cognitivas do século XXI, como adaptabilidade, colaboração, a competência de aprender a aprender, de adquirir novos conhecimentos, trabalhar em cenários diferentes e ter capacidade de resolver problemas práticos", afirma a especialista. Para ela, a escola precisa se reinventar para dar conta dessa nova realidade. "Tanto para ensinar melhor as competências cognitivas tradicionais, ou seja, fazer melhor algo que já estava fazendo, e também essas (novas) competências socioemocionais", alerta.

Outro destaque da programação será a palestra com o psicólogo, membro do Conselho de Avaliação do IBMEC/INSPER/SP, José Bologna, sobre os desafios dos líderes educacionais.

Para o especialista, o gestor tem seis desafios na atualidade: relação com os alunos, relação com as famílias, relação com o Estado, relação com as equipes profissionais operadoras e relação com as transformações culturais de hábitos e mentalidades, em especial aquelas derivadas da emergência da cultura digital. "Essas seis frentes mudaram substancialmente desde os anos 60 do século passado, configurando o que se convencionou chamar de `Pós-Modernidade’. Os valores culturais característicos do Romantismo que conseguiram atravessar a Modernidade também foram colocados sob intensa discussão, alterando fortemente a relação entre gêneros, entre gerações e entre os interesses privados e os deveres públicos", explica Bologna.

O psicólogo define liderança como capacidade de suportar os riscos, criar apostas e propô-las, gerando a confiança capaz de fazer com que a aderência as realize positivamente. "Um líder é o construtor de uma identidade, e toda identidade é uma forma de apostar", afirma.
SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sindicato@sinepe-rs.org.br