18/05/2017

7º Encontro de Gestores Pedagógicos esclarece sobre o novo Ensino Médio e a BNCC

Secretário de Educação Básica do MEC e membro do CNE revelarão detalhes exclusivos sobre o trâmite das duas matérias, em evento promovido pelo SINEPE/RS
Assessoria de imprensa - SINEPE/RS
Reforma do Ensino Médio e BNCC serão os assuntos debatidos no evento.
No próximo dia 13 de junho, o SINEPE/RS promove o 7º Encontro de Gestores Pedagógicos no Hotel Continental (das 8h30 às 16h30, no Hotel Continental (Largo Vespasiano Júlio Veppo, 77 - Centro Histórico, Porto Alegre, 90035-040). Clique aqui e inscreva-se.

O evento contará com a presença do Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares Silva, e do membro do Conselho Nacional de Educação Antonio Carbonari Netto para esclarecerem dois temas atuais da educação brasileira: novo Ensino Médio e a BNCC.

A lei do Ensino Médio foi sancionada no dia 16 de fevereiro por Michel Temer. A implantação do novo Ensino Médio, no entanto, depende da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), conjunto de orientações que deverá nortear os currículos.

Para explicar a relação entre o novo Ensino Médio e a BNCC, o membro do Conselho Nacional de Educação e 1º vice-presidente do Sindicato das Mantenedores de Ensino Superior (Semesp), Antonio Carbonari Netto falará sobre a aplicabilidade da BNCC, bem como a sua relação com o novo Ensino Médio. A assessora pedagógica do SINEPE/RS, professora Naime Pigatto, aponta alguns dos esclarecimentos que deverão ser levantados: "como o CNE avaliará a BNCC?; de que forma acontecerá a interligação entre a base e as diretrizes curriculares nacionais?; e de que forma isto transparecerá nos pareceres e resoluções existentes?", antecipou Naime.

O evento terá a participação de representantes do Conselho Estadual de Educação (CEED) e da Secretaria de Educação (SEDUC).

O 7º Encontro de Gestores Pedagógicos tem patrocínio do Sistema Etapa, do Sistema Positivo e do UNOi.

Currículo dos palestrantes:

Antonio Carbonari Netto: Licenciado em Matemática - PUCCAMP, Especialista em Educação Matemática - USF/CAPES, MBA em Gestão Universitária - UNIMARCO, Mestre em Administração, Comunicação e Educação, Universidade São Marcos, SP. É Membro Titular Vitalício da Academia Brasileira das Ciências da Administração, Presidente da Miami University of Science and Technology, Hollywood - FL - USA, Diretor Técnico da ABMES, Vice-Presidente do SEMESP. Foi conselheiro do Conselho Estadual de Educação de SP (1990-1993), Conselheiro Titular do CDES - Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (2009-2010) e Fundador/ Presidente da Anhanguera Educacional S.A.

Rossieli Soares Silva: Advogado, trabalhou como assessor jurídico na Comissão Geral de Licitação do Estado do Amazonas por quatro meses até ingressar na Secretaria de Educação (Seduc), em julho de 2008. Por lá, trabalhou como diretor de Planejamento, diretor de Infraestrutura e Assessoria Estratégica e como Secretário Executivo Adjunto de Gestão, antes de assumir a chefia da pasta. Durante o período em que era secretário de Educação do Estado de Amazonas, foi o responsável por implantar projetos como o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas, o Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (Padeam) e o Professor na Era Digital, que distribuiu 44 mil notebooks para professores.
SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sindicato@sinepe-rs.org.br