Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

13/06/2017

Educação sólida para tempos líquidos

por Comunicação e Marketing ND
Educação sólida para tempos líquidos

A Rede Notre Dame apresenta sua Proposta Pedagógica reformulada em edição especial da revista Enfoque ND.

 

Esta é uma edição especial.

Mesmo que cada uma das 21 revistas anteriores traduzam e socializem as práticas pedagógicas entre as escolas que compõem a Rede Notre Dame, este volume reúne um misto de alegria com uma exponencial responsabilidade. Alegria por apresentar a Proposta Pedagógica ND de uma forma colaborativa, mostrando o envolvimento de todos nessa caminhada; responsabilidade por entender que partilhar com a comunidade escolar o compromisso das Irmãs de Nossa Senhora, de formar pessoas úteis e éticas à sociedade, enriquece o trabalho da Rede e se reflete positivamente no mundo de hoje.

A Proposta Pedagógica foi atualizada no final de 2016, tendo como pedra angular “Educação Sólida com Valores à Luz dos Princípios Educacionais Notre Dame”. Isto nos traz uma profunda reflexão de como as relações do cotidiano são afetadas pela velocidade que o mundo globalizado nos imprime e pelos valores que são deixados de lado nesta caminhada.

Representada por uma árvore enraizada em solo Notre Dame, a Proposta apresenta como frutos os valores que regem uma educação sólida e de princípios transformadores, fortemente marcados pela bondade, firmeza e competência. Saber, fazer e conviver são elementos que se complementam nesta Proposta que visa a educação integral do educando.

Sair de nós mesmos e ir ao encontro do outro é expressão do Carisma ND. A experiência do Carisma convida educandos e educadores a terem corações grandes do tamanho do mundo para tornar o bom Deus conhecido e amado.

O dever de justiça em promover a formação de pessoas responsáveis, capazes de fazerem suas escolhas com liberdade, segundo os valores cristãos, embasa a Missão desta proposta educativa. A Visão de que é necessário formar líderes para a transformação da sociedade e que, para isso, trabalhar lideranças é um compromisso de todas as escolas da Rede ND, também é assumida pela Instituição.

O Educador, como personagem que responde às demandas próprias da Educação integral e de excelência, deve atuar de maneira proativa num mundo marcado por contínuas mudanças.

As páginas centrais foram reservadas a cinco alunos do Ensino Médio do Colégio Maria Auxiliadora, de Canoas e do Colégio Santa Teresinha, de Taquara, que em um encontro descontraído responderam questionamentos acerca de seus aprendizados, reconhecendo a proposta educativa na sua experiência escolar, identificando-se como aluno Notre Dame.

Trabalhamos a Educação como partilha de recursos e promoção do bem-estar do outro. Nossas Escolas manifestam a experiência pedagógica de mais de 200 anos de consistência e credibilidade para transformar os desafios contemporâneos da educação em oportunidades de invenções futuras. Reconhecemos a aliança entre a Família e a Escola como essencial para a concretização da Educação Notre Dame. Postulamos uma sociedade que reconhece a dignidade da pessoa humana e respeita as diferenças.

Enfim, é uma edição especial que, na sua essência, enfatiza a forma Notre Dame de educar. A leitura também deve ser feita de uma maneira especial, reconhecendo nas práticas diárias que cada um destes itens torna os envolvidos corresponsáveis na promoção de todo esforço e significado da Instituição.  

Mais sobre:

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar