Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

12/08/2017

SINEPE/RS publica livro sobre educação 3.0

Associados receberam um exemplar gratuitamente; interessados podem adquirir o livro por R$ 30 na sede do SINEPE/RS ou nos eventos

por Assessoria de imprensa
SINEPE/RS publica livro sobre educação 3.0
O SINEPE/RS lançou a obra `Educação 3.0 - Novas perspectivas para o ensino’ (Editora Unisinos, 118p.), durante o 14º Congresso do Ensino Privado Gaúcho. A publicação discute a necessidade de mudança no modelo de ensino tradicional e mostra de forma clara e didática como fazer essa transformação, com textos de Alfredo Fedrizzi, Fernando Becker, Gustavo Borba, José Moran, Jim Lengel e Mônica Timm de Carvalho (organizadora da obra). Cada instituição de ensino associada recebe um exemplar gratuitamente. O livro pode ser adquirido na sede do SINEPE/RS pelo valor de R$ 30,00. O pagamento deve ser feito em dinheiro. A publicação também estará à venda no Seminário de Matrículas, dia 05/09. A organizadora do livro, Mônica Timm de Carvalho, afirma que todos os dados sobre qualidade de educação que se tem acesso, tanto no Brasil como no mundo, apontam para a necessidade urgente de que se repense a forma de fazer educação. "A ideia do livro é convidar as escolas a perder o medo de fazer o que é preciso. Por isso se buscou um conjunto de pessoas que vêm estudando as novas tendências educacionais, que têm se debruçado sobre pesquisa e análises várias. Elas trazem um conjunto de sugestões, orientações e encaminhamentos que podem inspirar as escolas a fazer os seus projetos já com uma nova perspectiva", afirma. **Primeiro capítulo** O especialista em marketing, gestão de crise, imagem e reputação Alfredo Fedrizzi fala da rapidez com que as mudanças vêm acontecendo no mundo, seus impactos na organização do trabalho e na produção do conhecimento e os desafios da educação para atender às demandas da atualidade. Diante de tudo isso, a necessidade de inquietude do professor, que precisa ensinar para um contexto futuro que ele não sabe qual será, tarefa que exige coragem e ousadia para reinventar permanentemente a educação. **Segundo capítulo** Na sequência, o professor da Faculdade de Educação da UFRGS e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano Fernando Becker traz ampla análise teórica para defender que a escola seja "mais laboratório e menos auditório". Aponta a ineficiência do verbalismo do ensino, com foco no acúmulo de conteúdos, insuficiente para desenvolver junto aos estudantes habilidades e competências que sustentem a conquista da autonomia. **Terceiro capítulo** A obra traz ainda uma contextualização histórica com identificação das três eras da educação e as respectivas formas de ajuste entre o ensino e as demandas da sociedade e da economia, feita por um dos maiores especialistas de Educação 3.0 no mundo, professor e consultor na área de aplicação de novas tecnologias ao ensino e aprendizagem graduado na Universidade de Yale e na Harvard School of Education, Jim Lengel. O especialista apresenta as bases da Educação 3.0, pautadas por métodos ativos de ensino, e traz exemplos de iniciativas disruptivas em educação. **Quarto capítulo** A orientação sobre como transformar as escolas para que façam frente a um novo cenário é assumida pelo professor, pesquisador e gestor de projetos de inovação em educação da USP José Moran, que destaca os diferenciais das escolas inovadoras e sugere formas de engajar professores e gestores na promoção de mudanças significativas de suas práticas. Seu texto é rico em exemplos de procedimentos pedagógicos, tais como aprendizagem por jogos, aula invertida, metodologias ativas e diferentes formas de avaliação. **Quinto capítulo** O livro mostra também como outras áreas do conhecimento podem auxiliar no processo de inovação da escola. O doutor em Engenharia de Produção, especialista em Design Estratégico e pós-doutorado na Escola de Educação do Boston College, Gustavo Borba, aponta as contribuições do design para o engajamento dos alunos para a aprendizagem, aspecto central na Educação 3.0. A construção de ambientes facilitadores da aprendizagem é um dos destaques do autor como grande influência na transformação de cada um dos alunos. **Último capítulo** Mônica Timm de Carvalho, que é mestra de Gestão Educacional, fecha o livro com uma síntese dos achados de uma das maiores e mais complexas pesquisas realizadas em educação de que se tem notícia, a Visible Learning. Uma das constatações desse estudo é que somente metade de tudo o que é feito com todos os alunos em aula impacta de fato a aprendizagem. "Saber o que funciona e o que não funciona para a promoção da aprendizagem é o caminho mais curto e menos oneroso para que se faça uma educação de qualidade."

Mais sobre:

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar