11/08/2017

Curso de Letras Português Alemão tem conceito 5 pelo MEC

Vanessa Pustai - Associado

Ivoti – O segundo semestre iniciou com boas notícias no Ensino Superior. Após avaliação do Ministério da Educação (MEC), o curso de Letras Português Alemão recebeu a nota máxima, ou seja, conceito 5* no reconhecimento do curso. Esse resultado mostra que o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos pelo Instituto Ivoti, junto aos acadêmicos que irão atuar na área da Língua Alemã e Língua Portuguesa, vem sendo pleno e muito qualificado.


Para a diretora do Ensino Superior, Doris Gerber, este é um momento de muito orgulho. “Não só o reconhecimento em si, mas saber que nossos egressos estão levando esse nome e esse conceito nas atividades que desenvolvem em diversas regiões do nosso país é muito gratificante”. A docente afirmou também que esse retorno positivo reflete um reconhecimento de um trabalho sério que vem sendo desenvolvido desde o início do processo. “Temos um retorno muito positivo também do governo alemão neste sentido, parceiro da instituição, que diz que a formação de professores realizada aqui é de excelência”, afirmou.


Para o diretor do IFPLA e coordenador do curso de Letras Português Alemão, Darli Breunig o resultado da avaliação do MEC reflete a qualidade do trabalho realizado na formação de professores, sobretudo pelo alto nível linguístico atingido pelos concluintes. “Nossos acadêmicos estão capacitados para atuarem em qualquer escola brasileira, como também nas grandes escolas alemãs do eixo Rio de Janeiro-SãoPaulo. Dos atuais 800 professores que atuam na língua alemã em escolas brasileiras, mais da metade fez sua formação conosco”, afirmou. Breunig destacou também a qualidade do curso e a oferta de bolsas de estudos com recursos do governo alemão são uma oportunidade ímpar para jovens brasileiros.


Entre os diversos pontos positivos apontados no relatório, destaca-se a parceria com o governo alemão através de bolsas e a possibilidade de intercâmbios ao longo do curso. Projetos de extensão e capacitação constante de práticas pedagógicas criativas também têm seu devido reconhecimento. Ainda de acordo com a avaliação do MEC, o currículo apresentado no curso contempla de modo excelente os aspectos de flexibilidade e articulação de teoria e prática. O curso preza também a interdisciplinaridade realizando um trabalho integrado com os demais cursos da instituição. Além de atender as diretrizes brasileiras, o curso atende também as diretrizes educacionais do governo alemão, mantendo seu currículo constantemente atualizado.


Histórico


O ensino superior de Letras Português Alemão no Instituto Ivoti iniciou em 2012 e traz consigo uma afinidade com o curso de Letras Língua Portuguesa, pois são duas frentes que trabalham interligadas com o objetivo de proporcionar pleno domínio linguístico e didático, visão interdisciplinar, capacidade interpessoal, conhecimento intercultural, capacidade de análise crítica da expressão escrita e oral e reflexão sobre a atuação ética Além disso, capacita os profissionais para fomentarem as diversas manifestações culturais relacionadas à língua e à tradição cultural alemã – como uma das expressões de comunicação internacional, promovendo intercâmbio acadêmico.


Outro aspecto importante no desenvolvimento do curso de Letras Português Alemão foi da transferência do Instituto de Formação de Professores de Língua Alemã (IFPLA) da Unisinos para o Instituto Ivoti. O IFPLA foi criado em 1974 para atender uma demanda emergente de formação de professores de alemão e a maioria destes alunos veio da Escola Evangélica (atual Instituto Ivoti). Por 35 anos a Unisinos foi imbuída de atender a demanda desses futuros professores. Com a criação do ensino superior no Instituto Ivoti, o IFPLA retornou para Ivoti e possui uma relação de parceria e convênio com instituições que fomentam a língua e a cultura alemã, como Coordenação da língua alemã no estado através do Departamento Central para escolas no exterior, o Instituto Gothe, a Associação Rio Grandense de Professores de Língua Alemã (ARPA) e o Consulado Alemão.


*Portaria de reconhecimento: portaria SERES 744, de 14/7/2017, publica no DOU em 17/7/2017

SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sindicato@sinepe-rs.org.br