05/06/2018

Instituto Ivoti: Estudante vai passar quatro semanas na Alemanha

Vanessa Pustai - - Associado
Ivoti - Bruna Munaro, de 15 anos, embarca para a Alemanha no dia 22 de junho para um mês de muita experiência e aprendizado. A estudante do 1º ano do Ensino Médio foi contemplada pelo Programa de Premiação Internacional do Serviço Pedagógico de Intercâmbio do Governo da Alemanha (PAD 2018). Essa será a primeira viagem da Bruna para a Europa.

De 23 a 28 de junho, Bruna ficará hospedada em um hotel na cidade de Bohn. Lá ela conhecerá um pouco da história e da cultura alemã e conhecerá os demais participantes da bolsa de estudos. O grupo é composto por 11 alunos de Educação Básica que estudam em escolas onde a Língua Alemã é um dos idiomas relevantes. O grupo representa vários países: Brasil, África do Sul, Noruega, Lituânia e Moldávia.

Nas semanas seguintes, os alunos ficarão hospedados em casas de famílias alemãs e frequentarão aulas em escolas regulares. "Vou ficar duas semanas na casa de uma família em Mönchengladbach e já conversei com a minha hospedeira, Lena-Marie Ahner, por whatsapp", disse a aluna. Além dessas semanas na casa de uma família, Bruna vai, entre os dias 11 de julho e 22 de julho, conhecer as cidades de Munique e Berlim. "Estou bem ansiosa e feliz com a oportunidade", destacou.

A premiação é entregue para alunos com excelente desempenho em Língua Alemã e é oferecida através da Embaixada ou do Consulado Geral da Alemanha e da Coordenação Geral do Departamento Alemão de Ensino no Exterior (ZfA). A seleção é constituída por três etapas: primeira seleção interna na escola, depois entrevista no consulado alemão de Porto Alegre e por fim avaliação por parte do PAD na Alemanha dos dados obtidos nas duas primeiras etapas.

O Instituto Ivoti indicou dois alunos para a entrevista no consulado. Desse momento, participou também um estudante de outra escola. Após retorno da avaliação do PAD, Bruna foi selecionada.
SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sindicato@sinepe-rs.org.br