03/08/2018

Um mês na Alemanha, mas vivências para uma vida

Vanessa Pustai - - Associado
Ivoti - A estudante do 1º ano do Ensino Médio, Bruna Munaro, de 15 anos, retornou de sua experiência de um mês na Alemanha com a mala repleta de novas experiências e muita história para contar. Ela foi contemplada pelo Programa de Premiação Internacional do Serviço Pedagógico de Intercâmbio do Governo da Alemanha (PAD 2018) assim como outros 11 alunos de Educação Básica que estudam em escolas onde a Língua Alemã é um dos idiomas relevantes.

A primeira semana foi passada em Bohn, onde o grupo aproveitou para se conhecer melhor, visitaram museus, parques e uma universidade. As duas semanas seguintes foram em Mönchengladbach, na casa das famílias hospedeiras. "Durante esse período ficamos muito amigos, tanto entre o nosso grupo como com os outros alemães, nossos `irmãos’. Também fomos para a escola, porém não tivemos aula, mas pesquisamos sobre assuntos que viriam a ser importantes para nós e fizemos alguns passeios, incluindo canoagem", destacou.

Seguindo com a viagem, o grupo foi para Munique, onde visitaram mais pontos turísticos. Bruna afirmou ter gostado muito dessa parte do intercâmbio, conhecendo a cidade e aproveitando o tempo livre para fazer compras. Berlin, próximo destino do grupo, agradou a estudante pelo contraste entre cidade história e moderna.

A despedida do grupo foi carregada de emoção e para Bruna ficou o desejo de retornar. "Vou levar as experiências e amizades feitas nessa viagem para o resto da minha vida. Ganhar essa bolsa foi a melhor coisa que poderia ter acontecido comigo, e agora mais do que nunca quero voltar para a Alemanha e reviver esses momentos inesquecíveis".

A premiação é entregue para alunos com excelente desempenho em Língua Alemã e é oferecida através da Embaixada ou do Consulado Geral da Alemanha e da Coordenação Geral do Departamento Alemão de Ensino no Exterior (ZfA).
SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sinepe@sinepe-rs.org.br