08/08/2018

Grupo de Trabalho criado para discutir eSocial se reunirá nesta sexta-feira (10)

O encontro é aberto aos associados
Assessoria de imprensa - SINEPE/RS
Nesta sexta-feira (10/08), às 9h, ocorre o segundo encontro do Grupo de Trabalho criado pelo SINEPE/RS para discutir a implementação do eSocial nas escolas de Educação Básica. Os encontros são liderados pelo especialista em contabilidade Roberto Medeiros e contam com a participação de representantes de escolas associados ao Sindicato. A reunião será realizada na sede do Sindicato (Av. Praia de Belas, 1212 - 12º andar). As inscrições são gratuitas, clique aqui e participe!

O encontro terá como objetivo levantar as principais dificuldades das escolas na utilização do sistema e buscar caminhos para resolver os principais problemas encontrados.

Sobre o eSocial:

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) foi elaborado pelo Governo Federal para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores. Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. Todas as informações coletadas pelas empresas vão compor um banco de dados único, administrado pelo Governo Federal, que abrangerá mais de 40 milhões de trabalhadores e contará com a participação de mais de 8 milhões de empresas, além de 80 mil escritórios de contabilidade.

Na prática, as empresas terão que enviar periodicamente, em meio digital, as informações para a plataforma do eSocial. Todos esses dados, na verdade, já são registrados, atualmente, em algum meio, como papel e outras plataformas online. No entanto, com a entrada em operação do novo sistema, o caminho será único. Todos esses dados, obrigatoriamente, serão enviados ao Governo Federal, exclusivamente, por meio do eSocial Empresas.

Prazos de implantação:

De acordo com a Resolução do Comitê Diretivo do eSocial nº 02/2016 publicada no dia 31/08/2016, no Diário Oficial da União, a implantação do sistema será realizada em duas etapas: desde 1º de janeiro de 2018, a obrigatoriedade de utilização do eSocial Empresas começou para os empregadores e contribuintes com faturamento apurado, no ano de 2016, superior a R$ 78 milhões. A partir de 1º de julho de 2018, a obrigatoriedade foi estendida aos demais empregadores e contribuintes, independentemente do valor de faturamento anual.
SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sinepe@sinepe-rs.org.br