08/08/2018

Seminário reúne mais de 100 profissionais da secretaria escolar

Evento promovido pelo SINEPE/RS trouxe palestras sobre desenvolvimento humano, processos da secretaria escolar e inclusão
Assessoria de imprensa - SINEPE/RS
O evento ocorreu no Hotel Continental. Foto: Carine Fernandes - SINEPE/RS
Na terça-feira (07/08) o SINEPE/RS reuniu mais de 100 profissionais que atuam na secretaria escolar para debater temas importantes da área no 7º Seminário para Secretários da Educação Básica. O evento ocorreu no Hotel Continental, em Porto Alegre, e contou com palestras sobre desenvolvimento humano, processos da secretaria escolar e inclusão.

A programação foi aberta com a palestra "Porque sou importante", proferida pelo professor e consultor Saulo Chielle. O especialista explicou o que faz um profissional ser importante. "Importância é a capacidade de fazer falta e não tem nada a ver com cargo ou salário". Para ser importante no trabalho, o palestrante cita algumas características como querer participar dos processos e saber se comunicar. "Só age pelo conjunto e viabiliza a convivência quem é importante", completa. Para ele, o processo de viabilização da importância parte de entusiasmo e alegria. "As pessoas alegres têm mais capacidade de ação. Mas a alegria é construção, não se acorda todo dia alegre", pondera. Chielle finalizou sua fala dizendo que todo esse processo passa mais pelo indivíduo e menos pelo coletivo.

Na segunda parte da manhã o conselheiro do Conselho Estadual de Educação (CEEd) e diretor do SINEPE/RS e da Rede Sinodal de Educação, Ruben Goldmeyer tratou dos registros escolares, apresentando os direitos e deveres dos alunos. O palestrante definiu a função do secretário como alguém que faz uma foto da vida escolar do aluno na escola. "Se os registros não forem feitos, se perde a memória", alertou. Para Goldmeyer, a nova LDBen trouxe um resguardo dos direitos dos alunos, novas possibilidades para a escolas, mas tornou o processo de registro mais complexo. O palestrante trouxe dicas sobre registros de documentos e processos importantes da secretaria e citou os documentos exigidos pela legislação que devem chegar à secretaria: regimento escolar, projeto político pedagógico, calendário escolar, planos de estudo, plano de curso técnico e plano de trabalho do professor.

A programação da tarde contou com palestra da assessora jurídica do SINEPE/RS e sócia do escritório Müller, Morsch & Advogados Associados, Josi Jandrey. A advogada fez uma análise do Parecer 325 do Conselho Estadual de Educação (CEEEd) a respeito do descarte correto de documentos. Também abordou as implicações e maneira correta de registro do Nome Social e os desdobramentos da inclusão no que se refere ao trato da documentação e recepção do aluno pela escola.
SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sinepe@sinepe-rs.org.br