16/10/2018
Educação em Revista 129 discute novas competências para novos educadores
Publicação será enviada nesta semana para os associados
No mês dos professores, a Educação em Revista 129 é especial e dedicada a quem dedica a sua vida à educação. A reportagem de capa discute as novas competências que precisam ser assumidas pelos educadores. A nova edição, lançada nesta terça-feira (16/10), chega nesta semana nas instituições associadas e também pode ser lida no site. **[Clique aqui e acesse](https://bit.ly/2AdQvXi)**.
Uma das novas competências essenciais para a formação docente é a competência digital. A seção `Pedagógico explora o assunto, mostrando na prática como o professor pode usar recursos tecnológicos como grandes aliados da aprendizagem.
Em artigos, entrevistas e reportagens, a nova edição mostra um panorama do que se espera da formação docente nesse novo contexto social e analisa em que medida as licenciaturas e os programas de formação continuada dão conta dessa nova demanda. Para contribuir com essa discussão, a revista traz a opinião de renomados especialistas, como o professor Miguel Zabalza, a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Smole, e a consultora do MEC Guiomar Namo de Mello.
A necessidade de os professores se reinventarem também chegou na Educação Superior. As IES estão preocupadas em reformular o currículo para tornar a formação acadêmica mais significativa e atual para os estudantes. Na seção `Radar, são abordadas as tendências mundiais que têm inspirado as instituições de ensino superior gaúchas a rever o modelo de graduação e quais mudanças já estão ocorrendo na prática.
Outro destaque desta edição é uma discussão sobre os grupos de pais no WhatsApp e como esses movimentos influenciam no trabalho da escola. Especialistas trazem dicas sobre como evitar que as conversas no aplicativo repercutam em problemas de gestão para a instituição.