07/11/2018

Audiência pública sobre educação especial, participe!

Assessora pedagógica do SINEPE/RS orienta a participação das escolas privadas para enviar sugestões ao documento
Assessoria de imprensa* - Informação
A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação abriu na terça-feira (6/11) consulta pública para ouvir a população sobre a Política Nacional de Educação Especial. O documento está disponível na internet de forma acessível até 21 de novembro.

Acesse a consulta pública da política de educação especial

Atualmente, há mais de 1 milhão de matrículas de estudantes da educação especial nas escolas públicas e privadas da educação básica. Com essa consulta pública, o MEC espera atualizar o documento para adequá-lo à legislação mais recente, melhor organizar os serviços e ampliar o atendimento a esse público. Na nova redação, são contemplados de forma mais objetiva os transtornos do espectro autista, a deficiência intelectual e as altas habilidades e superdotação.

Durante o processo, será realizada uma audiência pública. Após o encerramento da consulta, o texto consolidado será encaminhado ao CNE.

Importância da participação das instituições gaúchas

Para a assessora pedagógica e de legislação educacional do SINEPE/RS, Naime Pigatto, a participação das instituições privadas gaúchas nessa consulta pública é fundamental. "É o momento de o ensino privado analisar o documento, a fim de apontar melhorias, propor parcerias e provocar o debate sobre o papel da escola regular na formação e na aprendizagem dos alunos", afirmou.
SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sinepe@sinepe-rs.org.br