19/11/2018

Grupo de trabalho conclui nova redação do Referencial Curricular Gaúcho

Assessora pedagógica do SINEPE/RS participou da construção do documento que será enviado ao CEEd
Assessoria de imprensa (com informações Diego da Costa/Seduc) - SINEPE/RS
O SINEPE/RS juntamente com outras entidades do setor participou de nova etapa de análise do Referencial Curricular Gaúcho. O encontro foi realizado na Famurs, em Porto Alegre, dia 08/11 e contou com a participação da assessora pedagógica e de legislação educacional do Sindicato, Naime Pigatto. No encontro, o grupo sistematizaram a versão final do Referencial Curricular Gaúcho. O documento, de 1.200 páginas, havia sido devolvido pelo Conselho Estadual de Educação (CEEd), e pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação no RS (Undime-RS), com o objetivo de agregar contribuições de Universidades e demais instituições de ensino. A redação final da nova diretriz das escolas gaúchas será reenviada novamente para os órgãos deliberativos e a homologação do novo currículo, que entra em vigor a partir de 2019, irá ocorrer até o final do mês dezembro.

Sobre a BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em 20 de dezembro de 2017 para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. A BNCC serve como referência para a construção e adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do país. As redes e escolas seguem com autonomia para elaborar, por meio do currículo, metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se relacionam. A BNCC e os currículos têm, portanto, papéis complementares: a Base dá o rumo da educação, mostrando onde se quer chegar, enquanto os currículos traçam os caminhos

Referencial Curricular Gaúcho
Para criar uma base comum curricular integrada entre as redes municipal, estadual e privada, a Secretaria, via Departamento Pedagógico, busca junto à União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), a criação do Referencial Curricular Gaúcho. Com previsão de consolidação ainda em 2018 e implantação em 2019, o novo projeto visa a agregar temáticas regionais como história, cultura e diversidade étnico-racial, de forma complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Inicialmente, a ideia é de que estas mudanças ocorram na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sinepe@sinepe-rs.org.br