23/01/2019

SINEPE/RS divulga tema do XV Congresso do Ensino Privado Gaúcho

Evento que ocorrerá de 24 a 26 de julho deste ano abordará o professor como agente de conexões
Assessoria de Imprensa - SINEPE/RS
Imagem: Abertura do 14º Congresso em 2017
O protagonismo do professor será o foco central do XV Congresso do Ensino Privado Gaúcho, promovido pelo SINEPE/RS de 24 a 26 de julho no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. Com o tema "Professor: agente de conexão", o evento vai discutir o cenário de incertezas e desafios vividos pela educação e as conexões possíveis e necessárias do professor frente a essa nova realidade.

Novas tecnologias e a inteligência artificial, habilidades socioemocionais e a BNCC, novo mundo do trabalho, novas metodologias, liderança e o "ser professor" serão alguns dos cenários abordados na programação. As instituições associadas receberão nos próximos dias um cartaz com as informações principais sobre o evento para divulgar aos professores e equipe pedagógica. Em breve será lançado o hotsite do evento com mais informações e link para as inscrições.

O coordenador do evento e vice-presidente do SINEPE/RS, Oswaldo Dalpiaz, lembra que o tema do Congresso deste ano foi construído com um grupo de representantes de escolas e mantenedoras associadas ao Sindicato. "Foram encontros presenciais e muitos debates produtivos até chegarmos nessa proposta que atendesse os anseios de todas as nossas instituições", salienta. Sobre o assunto escolhido para essa edição ele destaca que era preciso uma mudança de olhar, uma vez que os congressos anteriores tiveram a preocupação de focar o processo de ensino, de aprendizagem e de gestão. "Entendemos que chegou o momento de tratar do protagonista que está continuamente na sala de aula, apontando caminhos para seus alunos em cenários muito complexos. Hoje, o professor tem o desafio de ser o mediador do conhecimento e tornar-se cada vez mais significativo para seus alunos", explica Dalpiaz. Ele acrescenta que o evento não trará respostas prontas, mas mostrará caminhos possíveis para os docentes. "Os cenários atuais não representam muita segurança para os alunos quando olham para o futuro e se perguntam: onde trabalhar? O que fazer? Para que fazer? Se por um lado necessitam ter o domínio da tecnologia não podem esquecer de ser reflexivos, relacionais, autônomos, criativos e terem uma visão social. Olhar esses cenários, fazer a conexão entre eles e mostrar aos professores possíveis caminhos será a missão deste Congresso".

SOBRE A MARCA DO CONGRESSO

A marca do XV Congresso do Ensino Privado Gaúcho foi desenvolvida pela Néktar Design. Segundo a diretora da agência, Paula Langie Araújo, a identidade visual enfatiza a letra X da palavra conexão, desenhada por duas setas que se conectam no centro do desenho. "A ideia é chamar a atenção de uma forma sutil para essa atitude de quem aponta diferentes direções para que se façam novas combinações e criem novas perspectivas. A seta feita com traços, e as cores vivas da identidade, utilizadas em composição com o preto, remetem ao dinamismo e a atualidade das questões relacionadas com as dinâmicas de ensino em sala de aula", explica Paula.
SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sinepe@sinepe-rs.org.br