13/03/2019

SINEPE/RS emite comunicado sobre uso da BNCC

Presidente do SINEPE/RS, Bruno Eizerik, emitiu um comunicado sobre o uso da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e da RCG (Referencial Curricular Gaúcho), na rede de ensino do Rio Grande do Sul.
SINEPE/RS - SINEPE/RS
O ano letivo de 2019 inicia e com ele surgem grandes desafios, como a análise da BNCC - Base Nacional Comum Curricular e do RCG - Referencial Curricular Gaúcho da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

O governo do Estado, ao fixar normas para o calendário letivo da rede pública, decretou que os dias 12 de abril, 17 de junho, 29 de agosto e 23 de outubro serão destinados à formação pedagógica sobre a BNCC e o RCG, com a participação dos integrantes do magistério público.

As instituições privadas não necessitam seguir este calendário. Todavia, é importante que, dentro da sua autonomia, definam como organizarão seu planejamento a fim de promover encontros com seus professores para que juntos analisem o que o projeto curricular da instituição já contempla e o que precisa ser alterado à luz dos referidos documentos. Por outro lado, estudem um modo para que os professores que também trabalham nas escolas públicas possam participar desses eventos.

O ano de 2019 é o ano para rever como os objetos de conhecimento estão distribuídos e relacionados entre si, analisar como as habilidades serão trabalhadas, quais são os recursos e as metodologias a serem utilizadas. Além disso, é fundamental repensar o modo como a avaliação da aprendizagem é realizada.

Como o projeto curricular da escola, chamado de Plano de Estudos por muitos educadores, é um documento que está relacionado com as atividades de secretaria, com a concepção de proposta pedagógica institucional e com a aplicabilidade do regimento escolar, a equipe diretiva deverá estar atenta para que estes documentos também passem por reformulações, de modo que o perfil de aluno a ser formado, a concepção de docência e a utilização de novas linguagens por exemplo, estejam coerentes e relacionadas entre si.

A partir do início do ano letivo de 2020, os projetos curriculares deverão estar prontos e alinhados com a BNCC e o Referencial Curricular Gaúcho para serem trabalhados com todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Ao longo de 2019, cada município também realizará reuniões para construir o referencial curricular do seu território. É importante que as escolas privadas participem e contribuam com esta construção. Para isso, é preciso acompanhar as atividades que serão realizadas na sua região.

Em relação ao novo Ensino Médio, o SINEPE/RS elaborará consulta ao Conselho Estadual de Educação. Enquanto não tivermos orientações claras a respeito do assunto, sugerimos às escolas que acompanhem as discussões.

Com o objetivo de auxiliar as instituições, programaremos eventos para a equipe diretiva das escolas ao longo do ano. Para o primeiro semestre de 2019, teremos o Seminário de Diretores (25.04) e o Encontro de Gestores Pedagógicos (08.05) que abordarão esses assuntos.

Bruno Eiserik
Presidente do SINEPE/RS
SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sinepe@sinepe-rs.org.br