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21/03/2019

SINEPE/RS oferece Projeto em Gestão de Excelência

Superar os redemoinhos do cotidiano e não perder o foco na melhoria do desempenho são alguns dos desafios a serem vencidos

por SINEPE/RS
SINEPE/RS oferece Projeto em Gestão de Excelência
Seguir um modelo de gestão, traçar metas a serem cumpridas, e ter um objetivo claro a vencer faz parte da grande maioria das organizações, mas isso sempre é levado a cabo com sucesso? Alguns dos entraves à atuação profissional na gestão administrativa ou pedagógica de uma instituição são os chamados redemoinhos, ou situações do cotidiano que demandam decisões rápidas e ações urgentes. Muitas vezes esse trabalho - inadiável - do dia a dia tira o foco da implementação e do desenvolvimento de um plano de avanço de níveis de desempenho e de melhorias contínuas. A partir desse cenário, foi pensado o PROJETO: IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE GESTÃO DE EXCELÊNCIA PARA SUA INSTITUIÇÃO, uma capacitação para líderes e gestores educacionais que participam das decisões institucionaisque tem como objetivo aprimorar suas competências frente aos desafios organizacionais. Como? Com a busca de novas estratégias e novos conceitos de gestão e do aperfeiçoamento do modelo de gestão da instituição participante. Um dos consultores deste trabalho, Mauro Mitio Yuki, fala em "projeto" e não capacitação, porque esse último conceito trata de obter conhecimento, o que não significa desenvolver habilidade, enquanto o projeto pressupõe a formação e a ação. E um dos diferenciais é este: cada instituição inscrita criará o seu próprio projeto, que será trabalhado durante a formação. Os participantes serão capacitados e orientados a implementar, na prática, um novo modelo de gestão de excelência para sua instituição. Outro diferencial é a estruturação do projeto para envolver todos os níveis da instituição: estratégico, tático e operacional, com trabalhos diferenciados de orientação sobre o papel de cada um para que o modelo de gestão seja implementado efetivamente. Um entrave comum à gestão nas instituições de ensino, segundo Mauro, é a falta de indicadores e metas em todas as áreas. "Vemos muito na área financeira, mas não se vê indicadores e metas mais concretas na área pedagógica, o que é muito importante." Além disso, no lugar de projetos rodando sistematicamente, há "incêndios", que Mauro chama de redemoinhos. "É o pai que vem à escola, o problema no banheiro, o professor que não veio e precisa ser substituído. Então, ele (gestor) fica muito ligado a essas demandas; e isso fere algo fundamental na gestão: o uso de métodos; executar bem o planejamento." O consultor adianta alguns passos essenciais, que tornam possível fazer uma boa gestão em meio a constantes redemoinhos: ter metas em todos os níveis e todas as áreas da instituição; definir ações para atingir resultados; a criação de uma gestão à vista, pelos indicadores medidos sistematicamente, e ter uma rotina de avaliação e acompanhamento. "Na medida em que você dá responsabilidade às pessoas, que é o processo de responsabilização de compromissos e ações para gerar resultados, começa a mudar a cultura da instituição." A instituição participará do projeto com dois grupos: Grupo 1 - diretores, vice-diretores e coordenadores, lideranças com poder de decisão;e Grupo 2 - gestores da equipe técnica-pedagógica, coordenação administrativo/financeira, coordenação de marketing, secretaria e professores. O trabalho dos grupos será conduzido paralelamente ao longo da capacitação e haverá workshopsnos encontros presenciais, para o desenvolvimento dos seus planos de ação. O Grupo 1 terá carga horária de 40 horas presenciais e o Grupo 2 ensino híbrido, com 32 horas presenciais e 4 módulos EAD com tutoria. O cronograma do projeto será desenvolvido de abril a outubro de 2019, com a opção de estender por mais dois meses. Os encontros presencias acontecerão na sede do Sinepe/RS. "Temos um tempo razoável para se ver resultados. Esse é um ponto fundamental. O resultado é o que leva a outras sugestões para avançar. Na prática, quando eu não vejo resultado, acabo não aderindo", alega Yuki, ao explicar que no andamento do projeto será possível ver conceitos, fazer planejamento, executar e colher os primeiros resultados, "uma motivação para seguir adiante". O consultor afirma que o papel da multiplicação dessas ações ficará nas mãos das lideranças. "Existia uma máxima lá atrás que dizia que a melhor forma de aprender é ensinando. Vamos usar muito essa estratégia. Capacitar a liderança, preparar a base. E a gente espera que a liderança multiplique isso dentro da organização." O fato de serem dois grupos distintos tem uma lógica, explica Yuki: a divisão (do trabalho) em função da posição que cada um tem na organização e a responsabilidade na condução do trabalho. "O primeiro ponto na direção é a coordenação da área pedagógica e da área administrativa-financeira. Eles vão conduzir a discussão das estratégias da organização. Os gestores de cada setor vão fazer a gestão do dia a dia da sua área, então vamos fazer o gerenciamento da rotina junto com as quatro disciplinas da execução*." A clareza de cada função é outro ponto do projeto. "Um grande erro das escolas, e eu trabalho há muito tempo com escolas, é a chamada equipe. Chamamos equipe, só que ninguém assume responsabilidade. Todos os gestores têm um papel importante na organização, mas eles cumprem funções diferentes e isso tem que ficar claro", antecipa o consultor. Os consultores à frente desta capacitação são Mauro MitioYuki, diretor geral e consultor da Nortia Consultores/SC com aperfeiçoamento em Gestão da Qualidade Total (JUSE|NKTS/Tóquio); Alba Torres, executive coaching pela John Seymour Associates (UK) com pós-graduação em Comunicação Estratégica e Negócios e em Noergologia: Mente, Cérebro e Comportamento; Jefferson Teiji Yuki, consultor na Produttare Consultores Associados (RS) e na FALCONI Consultores de Resultados (MG), com experiência de oito anos em consultoria em gestão de médias e grandes empresas; e Rubem Schipmann Eger; mestre em Ciência e Engenharia dos Materiais (UFSC/SC) com experiência em consultoria em gestão. Para informações sobre o investimento eesclarecimentos do cronograma, entre em contato com o SINEPE/RS pelo telefone (51)3213.9090. Confira as perspectivas mercadológicas do projeto: - implementação deestratégias para novo posicionamento da instituição no seu ambiente de atuação; - definição de metas crucialmente importantes; - desdobramento de metas através do Gerenciamento Matricial de Despesas/Receitas; - as 4 disciplinas da execução*; - gerenciamento da rotina**. *As 4 disciplinas de execução (4DEX -Focar, Alavancar, Engajar e Responsabilizar) permitem que os líderes executemsuas prioridades estratégicas no meio do redemoinho e produzam resultados significativos, mesmo quando a execução da estratégia requer uma mudança no comportamento de suas equipes. ** OGerenciamento da Rotina irá aperfeiçoar o dia adia do trabalho, através da: - clareza das funções, autoridade e responsabilidade de cada um; - padronização dos processos e do trabalho; - monitoração dos resultados destes processos e sua comparação com as metas; - ação corretiva no processo, a partir dos desvios encontrados nos resultados; - busca contínua da perfeição.

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