Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Formação cultural ampla garante sucesso do Sinodal
21/05/2015

Formação cultural ampla garante sucesso do Sinodal

Instituição vai apresentar case no Seminário de Diretores na próxima terça-feira

por Assessoria de Comunicação
Formação cultural ampla garante sucesso do Sinodal
Com três primeiros lugares no Enem e sempre entre os 11 primeiros do ranking desde que o exame é aplicado, o Colégio Sinodal, de São Leopoldo, está entre as instituições de excelência do Rio Grande do Sul. Um projeto pedagógico amplo, com o objetivo de oferecer aos alunos uma "formação cultural bem embasada e alavancada criticamente" é um dos ingredientes desse resultado, explica o diretor geral da instituição, Ivan Renner, que falará sobre o trabalho da instituição no Seminário de Diretores do SINEPE/RS, no dia 26 de maio, em Porto Alegre. As inscrições para o evento estão abertas, clique aqui para conferir a programação completa e garantir a sua vaga 

"Temos uma gama de atividades que fazem com que o aluno tenha capacidade de discernimento, interpretação, análise e relacionamento, habilidades exigidas no Enem. No primeiro exame, o primeiro lugar foi uma surpresa para nós, que nem sabíamos que haveria essa classificação", conta o diretor. Ele afirma que o projeto político pedagógico da escola não foi concebido com a finalidade de atender ao Enem e tinha esse formato antes mesmo de existir a prova. "Estamos atualizados. Quando o MEC desenvolveu o Enem já estávamos na ponta e temos convicção de que sempre estaremos bem em função da nossa proposta de formação do aluno, desde a Educação infantil até o Ensino Médio."

Mas colher os frutos não significa descanso. "Não podemos viver do passado. Precisamos justificar o hoje para existirmos amanhã", alega o diretor. Escola e professores nunca param, segundo Renner. Apenas em 2015 estão sendo desenvolvidos nove projetos pedagógicos novos. "Esse ano somos diferentes do ano passado e no ano que vem seremos diferentes desse. A renovação e a inovação estão igualmente incorporadas na cultura da escola."
Para Renner, o corpo docente da instituição é um dos principais alavancadores dos bons resultados, mas alunos e os pais também são parte do processo. "Tem que haver uma simbiose. Os pais dando força para que o aluno assuma o `ser estudante’, com autonomia e dedicação." O slogan do colégio prevê esse foco: "Sinodal, o melhor lugar para quem quer estudar".

Perguntado sobre quais conselhos daria aos gestores com quem vai conversar no seminário, Renner diz que cada diretor e cada escola, a partir da sua realidade, devem saber o melhor caminho a tomar. "Nossa experiência inclui observações do que é feito em outras instituições do estado, de São Paulo, Belo Horizonte, do Rio de Janeiro, Chile, Canadá. Tento praticar o benchmarking." Da mesma forma que busca inspiração, o diretor afirma que o Sinodal está de portas abertas para ajudar e compartilhar. "Não temos reserva de mercado. Uma das grandes atividades do SINEPE/RS é oportunizar essa troca entre escolas."

Mais sobre:

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar