Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Caminho do Saber utiliza iPads como ferramenta pedagógica
12/07/2015

Caminho do Saber utiliza iPads como ferramenta pedagógica

A Rede de Ensino Caminho do Saber é a primeira escola do interior do Estado a criar uma sala exclusiva Apple para ser utilizada no ensino

por Lisiane Zago
Caminho do Saber utiliza iPads como ferramenta pedagógica
Aliar a tecnologia à educação tem sido uma iniciativa colocada em prática para cooperar com o aprendizado dos alunos da Rede de Ensino Caminho do Saber. O êxito do ensino da Robótica e da Educação Tecnológica está consolidado por ter cativado os estudantes e também por render destaque em torneios nacionais para os estudantes.

Ao conhecer a experiência de utilização de iPads em sala de aula vivenciada em uma escola de Porto Alegre, a diretora-presidente Maristela Tomasi Chiappin decidiu investir em mais essa ação tecnológica, fazendo com que a Caminho se tornasse a primeira escola do interior do Estado a adotar os iPads como ferramenta pedagógica em todos os níveis de ensino.

Atualmente, a escola conta com uma sala específica para a utilização dos iPads criada com o intuito de complementar o ensino com a tecnologia. São 30 iPads para o uso dos alunos e um para o professor. O professor conta com o suporte de dois monitores, que providenciam os aplicativos pesquisados na Apple Education de acordo com o tema requisitado para a aula. Com um calendário existente para reservar conteúdos, os aplicativos são preparados para esperar os alunos. O iPad do professor serve como um guia para as telas seguintes. Além disso, os iPads são utilizados somente para aplicativos programados pelo professor. Se necessário, o caderno digital utilizado na sala de aula com a lousa eletrônica pode ser acessado, inclusive aos exercícios feitos no livro.

A coordenadora de Tecnologias Educacionais, Alexandra Valença Colvara, explica que a Apple oferece um suporte mais intuitivo para alunos e possui uma variedade maior de aplicativos da linha de educação do que o Android.  "Os professores têm muita vontade de aprender a utilizar a ferramenta porque querem fazer o diferente e por isso realizam testes antes. Já os alunos amam aprender os vários caminhos mostrados pelos aplicativos para resolver um mesmo questionamento", revela. Ela lembra que a comunidade escolar já tem intimidade com a tecnologia na educação porque a lousa eletrônica é utilizada em todas as turmas.

A tecnologia permite que a interatividade seja o maior e mais rápido meio para que a informação possa chegar à sala de aula. IPad, lousa digital, datashow, sites educativos e softwares educacionais se tornaram grandes parceiros dos educadores na hora de ensinar e interagir com os educandos. Essas ferramentas, aliadas à Internet, podem auxiliar os professores no seu trabalho pedagógico e na aproximação com os alunos.   Antes de iniciar o projeto de utilização, os professores participaram de oficina de capacitação.  Ana Paula Carissimi Bulla, professora de Matemática, reconhece que o uso do iPad é uma experiência nova porque os alunos interagem mais. Está emocionada com a experiência porque a troca é maior com o professor: "Os alunos usam a tecnologia e se dispõem a viver a experiência", revela.

Mais sobre:

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar