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04/08/2015

Formação em coaching e mentoring transforma lideranças educacionais

Capacitação oferecida pelo SINEPE/RS começa dia 24 de agosto

por Assessoria de comunicação
Formação em coaching e mentoring transforma lideranças educacionais
A mudança dinâmica de cenários e de contexto no ambiente escolar requer novas habilidades e atitudes dos educadores. Uma delas é aprimorar as relações interpessoais e de gestão de pessoas. Um caminho que promete desenvolvimento profissional e pessoal nesse sentido é a formação em coaching e mentoring. O SINEPE/RS oferece essa capacitação para os gestores na 4ª edição da Formação em Coaching & Mentoring para as instituições de ensino promovido pelo SINEPE/RS. O curso tem carga horária total de 90 horas e será ministrado em dois módulos: o primeiro de 24 a 28 agosto, e o segundo de 26 a 29 outubro, na Livraria Paulinas (Rua dos Andradas, 1212) em Porto Alegre. Clique aqui e faça a sua inscrição.

As especialistas Tamára Cecília Karawejczyk e Deisi Nara Bierende falam um pouco do que se trata essa formação e porque ela passou a ser tão importante para pessoas que exercem cargos de liderança - formais ou informais - na área da educação. Confira:

Quando o coaching passou a ser fundamental no setor da educação? Por quê?

Deisi e Tamára - Coaching é um processo de ampliação da consciência, é dar-se conta de formas de atingir nossos resultados, em todas as áreas da vida - profissional, relacionamentos, saúde física e emocional, financeira, lazer, espiritual - de forma mais rápida, dinâmica e com menos sofrimento. Penso que é fundamental para os profissionais da educação a partir do momento em que estamos numa mudança de cenários e contexto muito dinâmica, novas gerações entrando no ambiente escolar, exigindo novas habilidades e atitudes dos educadores. Ele é importante porque ajuda os educadores a potencializarem as metas educativas junto aos docentes e aos alunos.

E o conceito de mentoring? Por que ele é importante para o desenvolvimento profissional?

Deisi e Tamára - O mentoring é um processo de auxílio, ou seja, um mentor (alguém com mais experiência em algum campo) auxilia um aprendiz na melhoria de sua performance profissional ou educacional. É como se eu pudesse contar com uma pessoa mais experiente para me auxiliar nas minhas dificuldades e para potencializar minhas metas e objetivos.

Quais os profissionais envolvidos com educação precisam da formação em coaching e mentoring?

Deisi e Tamára - Importante para diretores, orientador educacional, coordenador pedagógico, coordenadores administrativos. Para pessoas que de alguma forma exercem cargos de liderança, formal ou informal, e para todas as pessoas que queiram se conhecer um pouco mais e agregar um recurso moderno e eficaz na sua forma de gestão de pessoas e relacionamentos interpessoais. É importante salientar que todos podem exercer o coaching, porém o mentoring requer como pré-requisito a experiência e o tempo, como fatores que auxiliam o aprendiz no seu processo.

Quais os resultados que o profissional obtém ao desenvolver uma formação em coaching?

Deisi e Tamára - Em relação a si mesmo, vai desenvolver a habilidade de estabelecer metas claras e objetivas, ter foco e persistência para atingir seus objetivos, ampliar a percepção de si mesmo e do outro, assumir a responsabilidade pessoal perante as situações do dia-a-dia, aumentar a autoconfiança e autoestima. Em relação às equipes de trabalho, fortalecer as relações interpessoais, capacitar e desenvolver continuamente os colaboradores, aumentar o comprometimento da equipe através da construção de objetivos comuns, atuar com foco na solução de problemas, melhorar o processo de delegação, criar um ambiente positivo, motivador e estimulante ao trabalho, diminuir o estresse que o trabalho sob pressão gera, tornado-as pessoas mais produtivas para atingir os resultados. 

Quais os principais benefícios do coaching e mentoring na gestão de uma instituição de ensino? 

Deisi e Tamára - Os participantes podem esperar por uma ferramenta que além de propiciar uma alavanca pessoal de transformações, também ajuda no ambiente educacional a redirecionar metas e objetivos, compreender e se comunicar de uma forma mais eficaz com os diferentes públicos dentro da escola, a desenvolver habilidade de ouvir, questionar e motivar as pessoas no dia a dia, focar na solução de problemas e ter mais assertividade na tomada de decisão, estimula a pró atividade, a ação, entre tantos outros benefícios que cada um pode descobrir.

É possível multiplicar esses conhecimentos e práticas na instituição de ensino?

Deisi e Tamara - O objetivo do curso é formar profissionais para aplicar esses conhecimentos no dia a dia da sua instituição.  

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