Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Empreender é a alternativa mais rentável para driblar a crise, garantem especialistas
03/09/2015

Empreender é a alternativa mais rentável para driblar a crise, garantem especialistas

Tema foi abordado no Seminário Matrículas 2016 realizado na terça-feira, dia 01/09

por Texto: Wagner Miranda - Edição: Carine Fernandes
Empreender é a alternativa mais rentável para driblar a crise, garantem especialistas
Previsões econômicas para o próximo ano e os impactos da crise financeira na educação foram discutidos no Seminário de Matrículas 2016, promovido nessa terça-feira pelo SINEPE/RS, no auditório da Associação dos Inspetores e Agentes de Tributos Municipais (AIAMU). Ao longo do dia, palestras com especialistas de diferentes setores foram acompanhados por mais de 195 participantes, dentre os quais estavam dirigentes, gestores educacionais e financeiros de instituições de ensino do Rio Grande do Sul.

Quando o primeiro palestrante, o economista José Pio Martins, aguardava para iniciar a sua apresentação, o presidente do SINEPE/RS, Bruno Eizerik, deu as boas-vindas ao público, enfatizando a atuação do Sindicato frente às demandas urgentes da educação. Eizerik reafirmou o compromisso da entidade em defender e valorizar as instituições privadas gaúchas. "Estamos sempre atentos ao que está acontecendo com as escolas e faculdades privadas. Iremos sempre com muito diálogo nos posicionar a favor da melhor educação, aquela que forma um aluno responsável e honesto", disse antes de anunciar o início da primeira palestra do Seminário.

Após a abertura do evento, o economista Pio Martins subiu ao palco, onde falou por mais de uma hora sobre as urgências decorrentes do atual cenário econômico brasileiro. Além disso, colocou o empreendedorismo como uma forma de driblar a crise. "Vocês (educadores) precisam ter planejamento, uma vez que para vencer e superar a crise que assola as instituições de ensino é fundamental saber como consolidar o próprio negócio. Então, empreendam", aconselhou o especialista.

As análises e pontos abordados por Pio Martins levaram efetivamente o público à reflexão. De Passo Fundo, Erni da Rosa, coordenador de Marketing e Comunicação da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora, avaliou como "fenomenal" a fala do economista e teceu alguns comentários sobre o `empreender na educação’. "Se você quer crescer, é preciso que faça com que as informações e conhecimentos se aliem à tecnologia para que assim se possa pensar algo diferente, algo inovador". Da mesma maneira, pensa a diretora da Rede de Ensino Caminho do Saber, de Caxias do Sul, Maristela Tomasi Chiappin. Para ela, é cada vez mais necessário estar por dentro das novidades econômicas e políticas a ponto de estar preparado para aplicar a teoria na prática. Questionada sobre a relevância dos assuntos abordados no Seminário, a diretora afirmou que "o conhecimento teórico e prático faz com que se tenha um olhar externo de mercado, o que significa novas ideias e novos desafios".

Além de reforçar a necessidade de pensar `fora da caixa’, o Seminário proporcionou aos educadores dicas da captação de alunos pela estrutura física da instituição. O painel `Como captar novos alunos?’, das arquitetas Maria Claudia Puga e Nicole Ramos Schwab, trouxe algumas soluções simples e econômicas em arquitetura que ajudam na prospecção de novos estudantes. Entre os temas abordados por elas estiveram: acessibilidade, aspectos da vigilância sanitária, paisagismo e cores.

A programação foi encerrada com a palestra `Educação Conectada’, apresentada pelo engenheiro Cláudio Kraemer e patrocinada pela TOTVS. Kraemer exemplificou o tema: se o professor ou a professora ensina como e porque se faz tal coisa e em seguida instiga o aluno a pesquisar um material complementar na internet, está acontecendo a educação conectada, "que pode sim ser considerada uma nova linguagem de aprendizado".

No encerramento do evento, os patrocinadores - TOTVS, GVDASA e Elefante Letrado - sortearam prêmios para os participantes. Clique aqui e confira as fotos do Seminário de Matrículas 2016.

Mais sobre:

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar