Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Mantenedora AVAEC apresenta case de gestão nesta sexta-feira (25)
17/09/2015

Mantenedora AVAEC apresenta case de gestão nesta sexta-feira (25)

Academia Veranense de Assistência em Educação e Cultura apresenta case de gestão em evento gratuito no dia 25 de setembro

por Assessoria de Comunicação
Mantenedora AVAEC apresenta case de gestão nesta sexta-feira (25)
A nova realidade da Academia Veranense de Assistência em Educação e Cultura (AVAEC), originada da fusão de duas tradicionais escolas do município de Veranópolis - o Colégio Agrícola (escola de ensino técnico e científico, com  mais de cinco décadas de história) e a Escola Evolução (escola de educação infantil e ensino fundamental, com 28 anos) -, em 2011, é o case do 68º Case de Práticas de Gestão, que será apresentado nesta sexta-feira (25), na sede do SINEPE/RS (Av. Borges de Medeiros, 308 - 16º andar - cj. 162 - Porto Alegre/RS) . O evento é gratuito e ocorre das 9 às 12h. Restam poucas vagas. Clique aqui para fazer a sua inscrição! (Haverá possibilidade de inscrição na hora do evento).

O objetivo dessa mantenedora sem fins lucrativos e formada por pais, ao contratar a consultoria em gestão do Sindicato, em 2012, era reorganizar aspectos financeiros e administrativos dessa fusão, a fim de assegurar a sustentabilidade da Escola Evolução. "Com a unificação das duas escolas, uma nova realidade surgiu. O planejamento estratégico norteou esse trabalho, dando segurança nas decisões a serem tomadas. Conseguimos executar ações importantes para nosso futuro e a recuperação financeira", afirma o presidente da mantenedora, Ledovir Ricardo Pessuto. À medida que o trabalho foi realizado, surgiram novos pontos a considerar. Entre eles a mudança de sede, quando uma lei municipal repassou o prédio onde estava localizado o Colégio Agrícola para o Instituto Federal. Segundo Pessuto, foram realizadas pequenas e grandes melhorias, e o sucesso é atribuído, entre outros fatores, à participação dos pais, profissionais da escola, direção pedagógica e administrativa da AVAEC, todos focados no que foi planejado.

O trabalho foi dividido por áreas, Pedagógica e Financeira/Administrativa, com equipes definidas. Os desafios eram a unificação das unidades educacionais e a instituição de uma direção geral, o diálogo com a comunidade escolar sobre o processo de incorporação, a obtenção do certificado de filantropia para unidade 1 - Escola Evolução, a unificação de linhas de ações pedagógicas nos diferentes níveis de ensino, o investimento na contratação e na valorização dos profissionais (professores e funcionários) que atuam nas instituições e a renegociação com os pais dos descontos que eram concedidos nas mensalidades. "Todos participaram do processo de incorporação. As mudanças aconteciam e as ações eram de conhecimento de todos.  Mesmo assim, tirar benefícios ou demitir pessoas gerou desconforto. Medidas necessárias no processo", explica o presidente.

Para Pessuto, as vantagens são visíveis: recuperação financeira das unidades de educação, investimentos e melhorias na estrutura física, possibilidade do aluno cursar toda Educação Básica no mesmo estabelecimento de ensino, matrículas novas, entre outros. "Uma pesquisa de satisfação realizada neste ano aponta um alto índice de aprovação do trabalho administrativo e pedagógico que vem sendo realizado. Tudo isso comprova a importância do acompanhamento do SINEPE/RS, a partir de 2012, através do Planejamento Estratégico."

Mais sobre:

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar