Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Pesquisas sobre ansiedade matemática e invisibilidade social representam Colégio São Judas
20/10/2015

Pesquisas sobre ansiedade matemática e invisibilidade social representam Colégio São Judas

por ComEfeito Comunicação
Pesquisas sobre ansiedade matemática e invisibilidade social representam Colégio São Judas

A ansiedade causada pela matemática em alunos do Ensino Fundamental e a invisibilidade social são temas dos dois projetos de pesquisa que representarão o Colégio São Judas Tadeu na Mostratec, uma das maiores feiras de ciência e tecnologia do país, que começa dia 27 em Novo Hamburgo. Os trabalhos foram o primeiro e segundo colocados, respectivamente, na mostra do Núcleo de Iniciação Científica (NIC) do Colégio São Judas Tadeu e também participarão, junto com outras 13 pesquisas do tradicional colégio da zona norte de Porto Alegre, do Salão UFRGS Jovem 2015, este mês.

No trabalho “A matemática é um bicho papão? - Uma análise sobre a ansiedade matemática nos estudantes do Ensino Fundamental”, as alunas da Turma 431 do 3º ano do Ensino Médio Nathália Zarichta e Renata dos Santos Ruffo, sob a orientação da professora Márcia Tomazzoni, concluíram, após analisar estudos e testes, que a ansiedade matemática não é inata e surge e aumenta ao longo dos anos escolares.

A expectativa ou cobrança familiar em relação à disciplina pode gerar frustrações e resultar no desenvolvimento da ansiedade matemática. Conforme a pesquisa, “o educador deve utilizar uma didática que evidencie situações em que a matemática é utilizada na vida cotidiana, aproximando a matéria da realidade do aluno e tornando-a mais compreensível e interessante”.

As alunas da Turma 431 do 3º ano do Ensino Médio Petha Rodrigues, Rhoana Lersch e Thayse Moita, orientadas pelos professores Márcia Tomazzoni e Luciano Teixeira desenvolveram a pesquisa denominada “(In)visibilidade Social”, tema que coincidentemente está em evidência pelo filme “Que horas ela volta”, de Anna Muylaert, já premiado no exterior e indicado para representar o Brasil no Oscar 2016. As alunas foram a campo coletar relatos de pessoas que sofrem com a invisibilidade social.

“Tivemos a oportunidade de conhecer três casos particulares: dois moradores que se sustentam como ‘flanelinhas’; uma família de sete pessoas que vive do trabalho de reciclagem e um integrante do jornal Boca de Rua’”. Após a coleta de informações, foram criadas categorias de análise, como emprego, estrutura familiar e educação.

As alunas concluíram que há soluções para o problema, as quais passam por projetos sociais, governamentais e não governamentais, que possam prover as vítimas da invisibilidade social de acesso à higiene, alimentação e bom tratamento. “A invisibilidade social é um fenômeno complexo. Existem diversas razões, de ordem econômica e cultural, que podem indicar vias para explicá-lo e erradicá-lo”, pontuaram.

O coordenador do NIC, professor Jânio Alves, diz que é característica e diferencial do Núcleo de Iniciação Científica do Colégio São Judas Tadeu a “amplitude  de temas dos projetos de pesquisas desenvolvidos pelos alunos”.

 O Colégio participa com projetos na Mostratec pelo terceiro ano consecutivo. Nessa edição a São Judas Tadeu entregará dois prêmios a projetos premiados na Mostratec: uma bolsa de estudos de graduação e outra de MBA a projetos premiados.

 

 

Mais sobre:

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar