Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Saiba onde descartar lixo eletrônico em Porto Alegre
28/04/2016

Saiba onde descartar lixo eletrônico em Porto Alegre

Capital têm local certo para destinar equipamentos eletrônicos

por
Saiba onde descartar lixo eletrônico em Porto Alegre
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), da prefeitura de Porto Alegre, possui uma Unidade de Triagem para Resíduos Eletrônicos que trabalha com resíduos eletrônicos como computadores, CPUs, monitores, teclados, cabos, estabilizadores e demais acessórios afins e eletrodomésticos obsoletos. As escolas particulares de Porto Alegre que possuem equipamentos para descarte podem entregar nos seguintes pontos de coleta: 

- DMLU, na rua Alberto Bins, s/nº (embaixo do viaduto da Conceição); 
- DMLU, na rua Travessa Carmen, 11 (seção Norte); 
-  Procempa, na av. Ipiranga, 1.200; 
-  DMLU, na rua Carvalho de Freitas, 1.012 (Capatazia da Glória); 
- Loja Leroy Merlin da av. Sertório, 6.767 (zona Norte);
-  Cooperativa Paulo Freire, na av. Voluntários da Pátria, 2.552. 

O descarte inadequado de resíduos eletrônicos provoca sérios danos ambientais, pois substâncias poluentes são emitidas em desfavor da atmosfera.

Educação para o descarte do lixo eletrônico

No final do ano passado, o SINEPE/RS firmou parceria com o Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa), da prefeitura de Porto Alegre e o Departamento de Limpeza Urbana (DMLU),  com o objetivo de aumentar a conscientização de alunos da rede privada sobre o descarte correto de equipamentos eletrônicos. Para trabalhar o tema em sala de aula, as escolas da Capital podem organizar visitas à Cooperativa de Reciclagem Paulo Freire. Os visitantes conhecem todo o trabalho de desmonte, separação e encaminhamento dos resíduos, como monitores, scanner, notebooks, placas, vídeo games, caixas de som, entre outros  realizado por moradores de rua. Para mais informações entre em contato pelo e-mail  sinepe@sinepe-rs.org.br

No local são reciclados três toneladas de lixo eletrônico mensais. O volume é considerado baixo tendo em vista sua capacidade de reciclar até oito toneladas por mês. "Atualmente, apenas seis trabalhadores cooperativados realizam o serviço. Por isso as campanhas como essa, que alertam para o descarte correto, são importantes pois só desta maneira poderemos ampliar o número de pessoas a serem beneficiadas", ressalta o cooperativado José Luis Cardoso.

A parceria objetiva atingir cerca de 90 instituições de ensino privado da Capital para aumentar o volume de coletas desse tipo de resíduo na cidade.

Mais sobre:

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar