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26/07/2016

Alunos do Colégio Nossa Senhora da Glória participam da Simulação da Assembleia da ONU

por Cristina Pires Corso e Gabriel Ferreira
Alunos do Colégio Nossa Senhora da Glória participam da Simulação da Assembleia da ONU

Na manhã de 13 de julho de 2016 as turmas 201 e 202 do ensino Médio do Colégio Nossa Senhora da Glória participaram de mais uma edição do Projeto de Simulação da Assembleia das Nações Unidas.

Neste ano, a simulação teve como pauta o Conselho de Direitos Humanos, discutindo os impactos de sanções econômicas sobre os Direitos Humanos, tomando como estudo de caso a situação atual da Líbia e de seus refugiados.

A coordenação do projeto esteve a cargo do professor Bruno Peres, responsável pelo componente curricular de Geografia, que acompanhou e orientou a preparação dos alunos ao longo do primeiro trimestre de 2016.

Utilizando a metodologia de simulação de uma Assembleia Internacional, os alunos do Colégio Nossa Senhora da Glória representaram diplomatas dos seguintes países: Irã, Japão, Arábia Saudita, México, Ucrânia, França, Venezuela, Suíça, Cuba, Reino Unido, Afeganistão, Itália, Austrália, Canadá, Israel, Estados unidos e Rússia.

Destacamos que, no ano de 2015, o Colégio Nossa Senhora da Glória foi “ouro” no 6º Prêmio Inovação em Educação: Área Fim – Sinepe-RS, por desenvolver este projeto como uma importante ferramenta de ensino!

Sobre o Conselho de Direitos Humanos da ONU:

O Conselho de Direitos Humanos (CDH) da Organização das Nações Unidas (ONU) é um órgão intergovernamental criado em 2006 para fortalecer e promover a defesa dos Direitos Humanos no mundo, bem como reconhecer as violações de direitos humanos e criar recomendações para elas. O órgão é composto por 47 países eleitos pela Assembleia Geral da ONU, e substitui a Comissão de direitos Humanos da ONU – existente entre 1946 e 2006 – exercendo funções similares a ela.

Sediado em Genebra, na Suíça, o CDH cria recomendações para a Assembleia Geral da ONU. Dentre diversos assuntos, o CDH trabalha com proteção e promoção dos direitos de minorias, de populações nativas, diminuição das desigualdades de gênero, promoção da democracia, da liberdade de expressão, do direito à alimentação, da liberdade de crença e religião, combate à escravidão e ao tráfico de pessoas, etc.

Sobre o Projeto:

O Projeto de Simulação da Assembleia das Nações Unidas e do Conselho de Segurança da ONU, desenvolvido com os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora da Glória busca relacionar as temáticas referentes às questões internacionais e geopolíticas que envolvem conflitos em todas as regiões do mundo, às vivências dos estudantes e ao desenvolvimento das habilidades de comunicação, argumentação, negociação e liderança.

A primeira assembleia neste formato ocorreu no ano de 2007 e a Escola estabeleceu o referido projeto em caráter definitivo a partir do ano de 2014.
A culminância ocorre anualmente no UFRGSMUNDI, projeto de extensão que congrega alunos do Ensino Médio e do curso de graduação de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

As atividades principais desenvolvidas no projeto envolvem a organização de um plano de trabalho no componente curricular de Geografia, visando à preparação dos jovens para a simulação da assembleia a partir de referenciais protocolares internacionais, bem como o contato com os alunos do curso de Relações Internacionais da UFRGS, que desenvolvem a mediação das assembleias e indicam os alunos destaque para participarem do UFRGSMUNDI.

Destaca-se que o principal foco estabelecido neste projeto foi o de significar a aprendizagem dos estudantes e desenvolver habilidades que potencializem seu desenvolvimento cognitivo e emocional, o que pode ser mensurado pelo envolvimento positivo dos estudantes, registrado em suas declarações e pelo êxito de suas participações destacadas pela própria UFRGS, através dos certificados emitidos para os mesmos. Neste sentido, se desejamos formar sujeitos com uma visão mais global da realidade, vinculando a aprendizagem a problemas reais, incentivando a reflexão acerca da pluralidade e da diversidade, percebemos a relevância de nosso projeto para a formação dos estudantes de nossa Escola.

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