Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Colégio Mauá comemora 146 anos nesta quarta-feira
26/07/2016

Colégio Mauá comemora 146 anos nesta quarta-feira

por Four Comunicação
Colégio Mauá comemora 146 anos nesta quarta-feira

Escola fundada por imigrantes alemães em 1870 é referência em Santa Cruz do Sul e região

O Colégio Mauá, uma instituição educacional integrante da Rede Sinodal de Ensino, completa 146 anos de história nesta quarta-feira, 27 de julho. Fundada por imigrantes alemães, em 1870, a escola conta atualmente com 1.580 alunos da Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio, 101 professores e 68 funcionários, totalizando 66 turmas em 46 salas de aula. “Temos um grande orgulho da nossa história e um grande compromisso com a nossa missão de ensinar”, destaca o diretor geral, Nestor Raschen.

A estrutura de ensino do Colégio Mauá é um dos destaques da instituição. Os alunos contam com salas de apoio, brinquedoteca, área de recreação e biblioteca infantil, dois laboratórios de informática, uma sala de atividades múltiplas, duas bibliotecas, um museu, dois ginásios de esportes, um anfiteatro no bosque e um teatro pedagógico e cultural. Com certificado de filantropia, a escola oferece bolsas de estudo de 100% e 50% para alunos de baixa renda, o que beneficia atualmente 367 estudantes.

Os estudantes do Colégio Mauá contam com atividades extracurriculares, que são subdividas em área esportiva e artística. No que diz respeito aos esportes estão as escolinhas de futebol, vôlei, basquete, atletismo, xadrez e as ginásticas rítmica, artística e de trampolim. Na artística, são ofertadas a dança, conjunto instrumental, coral e teatro.

HISTÓRIA - Tudo começou em 1870, quando foi fundada a Sociedade Escolar Schulgemeinde e criada a Deutsche Schule (Escola Alemã) que, quatro anos depois, passou a ocupar prédio próprio, atualmente, esquina das Ruas Marechal Floriano e Borges de Medeiros. Em 1922, foram inaugurados os prédios do Internato Masculino na Rua Borges de Medeiros e, logo após, em 1928, o Internato Feminino, mantido pela OASE, é instalado junto à Casa Paroquial. Depois, o ano de 1949, marcou o lançamento do auditório do Colégio Mauá, com a presença do embaixador Osvaldo Aranha, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Museu do Colégio Mauá foi criado em 1966 e o Lar do Estudante, na Rua Cristóvão Colombo, em 1971, que teve em anexo o Ginásio de Esportes, que foi inaugurado em 1979. Logo, em 1981, o Lar do Estudante passa a ser a nova sede do Colégio Mauá, sendo a pista de atletismo lançada em 1990. O moderno Teatro do Mauá começou as atividades em 2001, bem como a casa de 900m² junto ao colégio foi adquirida em 2006 e, hoje, as instalações do local são utilizadas para o Turno Integral. Os anos de 2013 e 2015 foram marcados, respectivamente, pela inauguração do segundo Ginásio de Esportes e do novo espaço exclusivo para a Educação Infantil, com salas adaptadas a cada faixa etária e possibilitando o pleno desenvolvimento de seus potenciais, num ambiente lindo e aconchegante.

CAMPANHA - No dia 12 de julho deste ano, a direção do Colégio Mauá apresentou o projeto de ampliação da estrutura, que iniciou em 2014, e lançou uma campanha de doações. O novo prédio terá quatro mil e seiscentos metros quadrados de área construída, abrigando 24 salas de aula, salas de música, idiomas, artes, atendimento, coordenação e psicologia, biblioteca, laboratório de informática, cozinha, elevador, sanitários e cantina. Do custo total da obra (R$ 8,5 milhões), R$ 1,5 milhão será buscado através de contribuições de ex-alunos, pais de alunos, amigos do colégio e empresas. “Cada um de nós é chamado a colaborar para o bem das atuais e futuras gerações. Todo auxílio é bem-vindo e desde já somos gratos”, frisa o diretor.

Como colaborar: As doações podem ser feitas por depósito bancário para Sociedade Escolar de Santa Cruz, CNPJ: 95.431.284/0001-87, no Banco do Brasil, agência 0180-5 e conta corrente 3496-7. Posteriormente, o comprovante deve ser enviado para maua@maua.g12.br. Mais informações pelo fone: (51) 3711-2144.

Foto em anexo: Colégio Mauá comemora 146 anos nesta quarta-feira
Crédito: Divulgação

Assessoria de Imprensa:
Four Comunicação (51) 3715-5961/3056-4404
26 de julho de 2016

Mais sobre:

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar