Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

18/10/2016

#EuSouNotreDame #EuTransformo #EuCuido #EuAmo

por Comunica ND
#EuSouNotreDame #EuTransformo #EuCuido #EuAmo

Por dois anos, desde o lançamento do movimento “Transformar Conhecimento em Atitude”, estudantes, educadores, funcionários administrativos e de serviços, além de gestores da Rede de Educação Notre Dame, foram estimulados a vivenciar, ainda mais intensamente, a amizade, a bondade, a gratidão, a justiça, a lealdade, a solidariedade e a tolerância, entre outros valores, em seus cotidianos. Afinal, presente em três estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo) e no Distrito Federal, a Rede, que se compromete, claro, com a construção do conhecimento, tem como missão o exercício da cidadania, baseado em sólidos valores éticos e cristãos.

Desde então, as comunidades educativas planejaram e desenvolveram projetos pedagógicos e ações de fomento a atitudes de valor, impactando a si mesmas e àqueles ao seu entorno, em benefício das causas mais diversas: o consumo consciente, a reutilização de resíduos, a preservação dos recursos naturais, a proteção animal, o acesso à cultura, a valorização dos laços afetivos, o bem-estar humano, o bom convívio social, o altruísmo e a empatia, por exemplo.
Após tal engajamento, as milhares de pessoas que formam a Família Notre Dame assumem-se como transformadoras e vão além. Com o lançamento de uma nova etapa desse movimento em prol da concretização dos valores, elas dedicarão atenção especial a dois dos Princípios da Rede de Educação: "Amor, Bondade e Firmeza" e "Cuidado com a Vida do Planeta, do Outro e de Si".

Por isso, em 2016, durante as comemorações pelo Dia das Crianças e pelo Dia do Professor, as comunidades educativas foram apresentadas às ações de promoção dessa segunda fase, intitulada #EuSouNotreDame #EuTransformo #EuCuido #EuAmo. Os docentes do Colégio Notre Dame, por exemplo, vivenciaram momentos de cuidado pessoal e interpessoal, na manhã de sábado (08), já que esse tema motivará novas ações, ao longo de todo o próximo ano letivo.

Acolhidos no Espaço Alternativo da instituição de ensino, a partir das 07h30min, eles foram incentivados a refletir sobre a sua trajetória como profissionais Notre Dame. Para isso, durante dinâmica de dobradura, eles recordaram, com gratidão, as pessoas e os fatos emblemáticos da sua carreira no educandário e aquilo que, nesse período, conquistaram pessoal e profissionalmente, além de terem estipulado novas metas.  

Após, enquanto escutavam ao jingle composto e produzido especialmente para convidá-los a (re)assumir seu compromisso com a concretização de valores, procuravam por sacolas etiquetadas com o seu próprio nome, espalhadas pelo Espaço. Após serem encontradas, elas passariam de um colaborador a outro, durante todo o tempo de reprodução do vídeo de apresentação da nova etapa. Ao término da exibição, como em um amigo secreto, cada um dos participantes deveria revelar de quem era o objeto que possuía em mãos. Além disso, no momento da entrega, deveria proferir uma palavra de cuidado ao presenteado.

Dentro da embalagem, os profissionais encontraram uma camiseta personalizada da mobilização que integrará toda a Família Notre Dame - que habita o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste brasileiro -, em 2017. Rapidamente, eles vestiram-na e, marcando o ritmo do jingle com palmas, tentaram repetir a coreografia criada pela docente de Dança da instituição de ensino, Elisângela Rubert.

Após um intervalo, no qual saborearam bolos, saladas de frutas e salgados, eles participaram de um bem-humorada gincana proposta pelo elenco da Viva Arte Produções Artísticas.

Também na manhã de sábado, os educadores das outras duas escolas Notre Dame mantidas em Passo Fundo reuniram-se para festejar o seu dia e conhecer o tema que deve nortear diversas vivências profissionais, no próximo ano. Depois de serem acolhidos pelas equipes de direção escolar, na Escola Notre Dame Menino Jesus, os docentes desta instituição de ensino e os da Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel concentraram-se no pátio. Ali, foram presenteadas com camisetas da nova fase da mobilização institucional e participaram exercícios físicos, orientados pela personal trainer Silvia Andres.

Em seguida, dirigiram-se ao auditório, onde assistiram a uma palestra ministrada por integrantes da Editora SM. Nela, foram convidados a refletir sobre as características das escolas em 2016 e sobre o papel desempenhado pelos educadores, que muito mais que ensinar conteúdos programáticos, têm o desafio de estimular a humanidade, por vezes adormecida, em cada estudante.

Posteriormente, os homenageados participaram de um momento de espiritualidade, conduzido pela agente de Pastoral Escolar, Ir. Ivete Costella, e inspirado na passagem bíblica que narra o encontro de Jesus com uma samaritana. Na história, Jesus – que era judeu -  mostra sua humildade, pedindo de beber a uma mulher que, culturalmente, seria inimiga de seu povo. Por meio dessa reflexão, afirma a religiosa, os colaboradores foram convidados a exercitar, cada vez mais, a humanidade, em todos os seus ambientes de convívio.

Mais sobre:

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar