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16/02/2017

Semana Pedagógica antecedeu o início do ano letivo, nas escolas Notre Dame

por Júlia Fedrigo de Albuquerque
Semana Pedagógica antecedeu o início do ano letivo, nas escolas Notre Dame

Às vésperas do início de um novo ano letivo, mais de 240 educadores participaram de atividades de integração e de ambientação, além de momentos de reflexão, de capacitação e de planejamento, durante os encontros da Semana Pedagógica Notre Dame.

Recepcionados em suas instituições de ensino de origem, na quarta-feira (08), eles foram acolhidos e orientados pelas equipes diretivas e de coordenação do Colégio Notre Dame Aparecida, de Carazinho, e do Colégio Notre Dame, da Escola Notre Dame Menino Jesus e da Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel, todos de Passo Fundo. Além disso, participaram de momentos de sensibilização e de dinâmicas que enalteceram o cuidado - tema enfatizado, em 2017, pela Rede de Educação Notre Dame, como parte da sua campanha em prol da concretização de valores.

No Colégio Notre Dame, por exemplo, a reflexão ocorreu por meio de dinâmica, inspirada pelo ato de semear. Percorrendo, em grupos, diferentes ambientes escolares, os educadores receberam sementes de girassol que, posteriormente, foram plantadas. Desse modo, explica a agente de Pastoral Escolar, Geovana Prates, pretendeu-se enfatizar a importância do zelo e da dedicação, para a educação.  “Santa Júlia - precursora da obra educacional Notre Dame - dizia que ‘educar é semear a melhor semente que se é capaz de selecionar’. Por isso, educar exige empenho, exige cuidado, exige esforço, exige paciência – como o ato de germinação de uma planta”, comenta.

Já, na Escola Notre Dame Menino Jesus, o tema “cuidado” foi abordado pela perspectiva da diversidade. A partir dos depoimentos de mãe de estudante com Síndrome de Down e de educador e funcionário portadores de deficiência física, os docentes puderam compreender quais são as expectativas de alunos e familiares laudados, com relação à escola. Dessa forma, afirma a diretora escolar, Rosane Werworn, os educadores poderão desempenhar seu papel, no que diz respeito ao cotidiano de estudantes inclusos, com mais tranquilidade e confiança.  “Quando o professor é sensível à diversidade, ele é capaz de colocar em prática, naturalmente, seu conhecimento sobre inclusão”, avalia.

A preservação da biodiversidade - mais uma forma de cuidar da vida - também motivou reflexões, na Escola Menino Jesus. A partir delas, foram estabelecidas metas pessoais e coletivas para “cultivar e guardar a criação”, como convida a Campanha da Fraternidade de 2017. Com o tema “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, a mobilização cristã em preparo para a celebração da Páscoa também foi debatida, também, pelos educadores da Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel.

Os profissionais do Colégio Notre Dame Aparecida, por sua vez, participaram de momento de espiritualidade, a partir de trechos da encíclica do Papa Francisco – “Laudato Si”, no qual refletiram sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e contemplaram a diversidade da natureza.

No dia seguinte, os docentes das quatro instituições assistiram, no Colégio Notre Dame, à palestra “O papel singular e articulado da Escola e da Família para a formação ética e cultural das crianças e adolescentes na escola católica: horizontes possíveis e desafios imediatos. A partir de análise das bases da cultura educacional brasileira, caracterizada por uma matriz conservadora e autoritária, o Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), César Nunes, apresentou aos educadores Notre Dame possibilidades de reorganização do fazer pedagógico, em prol da criação de um ambiente que contemple a criança, o adolescente e as suas formas de viver, aprender e conviver.

Afinal, como defendeu durante a palestra, para que esses novos sujeitos componham uma sociedade ética, democrática e humanista, é necessária a criação de uma escola que acolhe e cuida, capaz de educar para a vida. “Falemos para o coração dos estudantes. Porque, assim, nós mudaremos a geração colocada sob os nossos cuidados”, enfatizou.

Na sexta-feira (10), enquanto os docentes do Colégio Notre Dame Aparecida, do Colégio Notre Dame e da Escola Notre Dame Menino Jesus, reunidos por Área do Conhecimento e por nível de ensino, planejaram as atividades diversificadas, as abordagens interdisciplinares dos conteúdos, as avaliações multidisciplinares e o desenvolvimento de projetos pedagógicos, os da Escola Santa Isabel tiveram seu primeiro encontro com as crianças que, em 2017, orientam. 

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