Bem-vindo ano novo

Osvino Toillier Vice-presidente do SINEPE/RS
Chegamos ao início de mais um ano. Planos, metas, sonhos, novos projetos....cada início de ano carrega consigo um universo expectativas que projetamos nessas páginas em branco prontas para serem escritas. E aí estamos todos nós diante do fenômeno conhecido por seu implacável percurso: o tempo. Quem pode detê-lo? Ninguém, simplesmente o ponteiro vai girando, sucede-se amanhecer e anoitecer, o dia e a noite.

O poeta brinca com o fenômeno "tempo", por isso vou me socorrer dele: Carlos Drummond de Andrade: "Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se que deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.

Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante vai ser diferente"...

Não importa como estejamos começando este ano, importa, sim, o que pretendemos fazer ao longo do tempo, construindo um mundo de harmonia e bons sentimentos, gerando ambiente onde reine a paz e a fraternidade.

Que este início de ano seja pródigo em amorosidade e perdão, para que o amor ao próximo seja a medida de nossas relações para que possamos celebrar a vida naquilo que ela tem de mais sublime e precioso, a fim de construir um mundo mais humano e repleto de ternura.

Eu creio que o Ano Novo, antes de mais nada, é esperança, aposta, fé inabalável na capacidade de reinventar o mundo, é redesenhar o espaço de cada um, é não conformar-se com o status quo, é ser revolucionário, acreditando que um novo mundo é possível, onde se possa proclamar no pequeno mundo de cada um a paz e amor entre os homens.
SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sinepe@sinepe-rs.org.br