Vamos começar o ano

Bruno Eizerik Presidente do SINEPE/RS
Passado o carnaval está na hora de começar o ano, sr. Ministro da Educação! A hora de agir é agora, a mudança que precisamos em nosso país precisa começar. Vamos esquecer das coisas pequenas como a Escola sem Partido ou cantar o Hino Nacional na escola e nos preocupar com questões que efetivamente levem ao crescimento do Brasil.

Sr. Ministro, vou ousar sugerir três ações a serem tomadas. Primeira: vamos investir no professor, capacitá-lo, dar-lhes uma formação melhor e pagar salários maiores. Porque o Governo Federal não paga o piso e deixa para os Estados e Municípios pagarem uma remuneração variável, por produtividade? Sim, precisamos de metas na educação. Sem metas não podemos medir, se não medirmos não podemos gerenciar, e se não gerenciarmos não sairemos deste lodaçal ético.

A segunda ideia é convidar a Ministra Damaris e fazer da escola um espaço da família. Não é só o aluno que vai para a escola. A família precisa ir junto. Se a escola não estiver em sintonia com a sociedade, ela nada acrescentará ao aluno e o afastará da sala da aula. Com a família ao lado da escola, reduziremos a evasão e a repetência, duas pragas que assolam nosso país. Aproveita o convite e pede para a Ministra Damaris esquecer a proposta de estudo domiciliar.

Quero, por último, falar do FIES. Temos milhões de jovens que querem entrar no Ensino Superior e não têm condições de pagar uma universidade. Cada centavo que o país investe em educação é retorno certo para os cofres públicos. Investir em educação é gerar riqueza. Ministro, tira o FIES do Ministério da Fazenda, sei que a briga com o Paulo Guedes não vai ser fácil, mas retoma este programa que vai criar o Brasil do futuro.
Já sabemos tanto sobre ensino, como, por exemplo, que para um aprendizado significativo precisa haver emoção e que a tecnologia é somente um meio, e não um fim, mas o que mais precisamos neste momento é vontade política de mudar, de fazer diferente, senão mais uma vez tudo se perderá em questões menores.
SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sinepe@sinepe-rs.org.br