Educação e conexões

Oswaldo Dalpiaz Vice-presidente do SINEPE/RS
Algumas premissas estão presentes quando se faz uma reflexão sobre as conexões entre a organização da sociedade atual e a futura. A relação delas é intensa, mas fiquemos com algumas:
- viveremos numa economia da informação e do conhecimento onde o principal valor é a educação pois ela criará o capital humano que gerará a riqueza.
- as tecnologias criarão outro estilo de vida bem diferenciado se comparado ao de hoje.
- países ricos não serão mais aqueles que possuem reservas físicas de matéria-prima, mas aqueles que possuirão domínio de informação sobre ela e sabem de suas potencialidades.
- sociedades prósperas serão aquelas que conseguirão educar seus cidadãos para que tenham o domínio sobre o conhecimento e consigam aperfeiçoar os sistemas políticos e dar nova organização à sociedade.

São premissas entusiasmadoras, porém, reducionistas. Nelas se privilegia o conceito de educação utilitarista que tem como fim apenas a melhoria e o desenvolvimento da sociedade. Para isto bastaria criar sistemas de ensino mais eficientes e eficazes.

Educar alguém vai além disso. Educar é possibilitá-lo de encontrar o sentido de sua existência, é se apoderar de referências ético/morais para a vivência social, é entender que só dominar a matéria é muito pouco e deprimente, é entender que o "capital humano" deve ser colocado a serviço da humanidade como um todo e não apenas para interesses restritivos, é entender o alcance de ser feliz.

Felizmente, percebemos que há milhares de pessoas " educadas" que colocam seus conhecimentos para projetos humanitários e buscam construir uma sociedade mais justa, digna e igualitária. Infelizmente, vemos que há milhares delas que colocam o conhecimento em seu benefício, pouco se preocupando com os males que criam ( ecossistema, doenças, exploração....) ou a miséria que multiplicam.

Na sociedade da informação que sonhamos, que tipo de educação ou de capital humano queremos? Qual conexão desejamos ter entre um modelo e outro?

Oswaldo Dalpiaz,
Vice-presidente do SINEPE/RS
SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sinepe@sinepe-rs.org.br