Que Brasil queremos no futuro?

Bruno Eizerik Presidente do SINEPE/RS
Todos os meses as empresas de todo o país pagam um valor ao INSS. Uma parte é descontada do salário do empregado e outra parte as empresas tiram de seu bolso, o que chamamos de cota patronal. As escolas filantrópicas em nosso país não pagam a cota patronal. Neste momento, minha filha já deu a sua opinião: "é injusto mesmo que as escolas não paguem a cota patronal, pois quando seus professores e funcionários se aposentarem vai faltar dinheiro para pagar suas aposentadorias, assim a conta da previdência não fecha!"

É verdade, a conta da previdência não fecha, mas outra conta muito mais importante fecha. A cada cinco alunos pagantes que as instituições filantrópicas atendem, são obrigadas a dar uma bolsa de estudos para crianças carentes. No Rio Grande do Sul, temos cerca de 100 mil alunos de baixa renda estudando de graça em escolas particulares e no ensino superior, por meio do ProUni. É importante que as pessoas saibam que o valor que as instituições filantrópicas deixam de recolher de cota patronal por mês é menor do que o valor das bolsas de estudos que elas oferecem. Estamos falando de ensino de qualidade para parte da população que mais precisa.

Minha filha concluiu: "então é um baita negócio para o governo a filantropia porque ele deixa de arrecadar um valor pequeno - 1% do total da receita da Previdência - e recebe ensino de qualidade de graça para população mais carente". E é esse benefício para a população que o relator da Reforma da Previdência, senador Tasso Jereissati, quer acabar.

Senador: minha filha, em 15 minutos, entendeu que acabar com a filantropia de nossas instituições de ensino é uma economia burra, pois vai deixar sem escola 725 mil alunos de baixa renda no Brasil. A conta é simples: que Brasil queremos no futuro?




Bruno Eizerik, presidente do Sindicato do Ensino Privado do RS (SINEPE/RS)
bruno@sinepe-rs.org.br
SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sinepe@sinepe-rs.org.br