Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Quem Somos
  • História

História

O SINEPE/RS possui em seu quadro de associados instituições de ensino privado de reconhecida excelência

O SINEPE/RS – Sindicato do Ensino Privado é instituição filiada à FENEP - Federação Nacional das Escolas Particulares. A administração do sindicato é autônoma, de capital particular, sem fins lucrativos. É entidade sindical de 1º grau que congrega e representa, na base territorial do RS, a categoria econômica integrada pelas escolas de ensino fundamental, médio e superior, centros universitários, universidades, escolas de ensino técnico e escolas de EJA.

Temos a finalidade a promoção e a defesa dos interesses e direitos da categoria econômica dos estabelecimentos de ensino privado, dentro dos parâmetros de representação e substituição definidos pelo legislador, como também visa atuar em colaboração com as demais entidades da sociedade civil e do próprio Poder Público na sedimentação dos valores da democracia, das liberdades civis, da cidadania, do trabalho, da livre iniciativa e do pluralismo político, social e cultural.

Missão

Representar e congregar as instituições do ensino privado na promoção de sua qualificação permanente, diferenciação e sustentabilidade.

Visão

Ser referência como instituição no cenário educacional brasileiro, reconhecida pela eficiência na representação sindical e proposição de novos significados ao setor.

Valores

• Compromisso com o Associado
• Ética e Transparência
• Competência
• Cultura da Inovação
• Responsabilidade Socioambiental

A história do SINEPE/RS se mistura à história da educação gaúcha

Em 1944, após uma época de turbulência e de autoritarismo, havia, no Brasil, um retorno à valorização das associações de trabalhadores influenciados pela política do Governo Vargas, que reformulou completamente as relações de trabalho. As entidades patronais também iniciam seu processo de associação objetivando que suas reivindicações ecoassem no Palácio do Governo e no Poder Legislativo.

No âmbito da educação, o então Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino, com sede no Rio de Janeiro, iniciou uma estratégia de descentralização, fortalecendo a iniciativa dos estados e possibilitando uma congregação maior entre as entidades locais.

Em 14 de abril de 1944, ocorreu a instalação da delegacia no Rio Grande do Sul. A partir deste momento, as reuniões de diretoria, no Colégio Marista Rosário, passaram a acontecer no primeiro sábado de cada mês. Em 1947, com a certeza do retorno de Vargas ao poder, através de eleição direta, o clima político passa a ter contornos diversos. Os trabalhadores recebem benefícios trabalhistas e a economia nacional é fortalecida por investimentos internacionais. As associações ganham força e conquistam espaço, possibilitando um poder de representação maior no cenário nacional. Este clima também atinge as escolas particulares gaúchas. 

Com o crescimento das escolas particulares e a consequente necessidade de fortalecimento e organização se viu a necessidade de o Estado possuir seu próprio Sindicato. O primeiro passo foi em 25 de julho de 1947 com a criação de uma associação. A assembleia aprovou o anteprojeto de estatuto e deu posse à diretoria provisória.

Depois de instituída a Associação iniciaram-se as tratativas para a constituição do Sindicato. Em 04 de outubro de 1947, em assembleia no Colégio Marista Rosário, foi aprovada a proposta de transformação da Associação em Sindicato, tendo como primeiro presidente o Ir. José Otão - Diretor do Colégio Marista Rosário. Quarenta e quatro estabelecimentos de 16 cidades assinaram a ata de fundação. E em 03 de dezembro de 1948, foi concedida a carta sindical, podendo a entidade, a partir de então, gozar plenamente de seus direitos de representante das instituições particulares do Rio Grande do Sul. Hoje a representatividade é a base para atuações, em diversos campos, na defesa do ensino privado.

Benefícios
do Associado

Associe-se ao SINEPE/RS e aproveite diversos serviços exclusivos. Associe-se
Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar