Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

02/09/2022

Nova diretoria do SINEPE/RS toma posse dia 06/09

por Assessoria de Comunicação SINEPE/RS
Nova diretoria do SINEPE/RS toma posse dia 06/09
Presidente eleito, Oswaldo Dalpiaz (ao centro) com a comissão eleitoral e o diretor administrativo do SINEPE/RS no dia do anúncio do resultado da eleição

Na próxima terça-feira, 06/09, toma posse a nova diretoria do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), que irá comandar a entidade nos próximos três anos. O evento ocorrerá na sede do Sindicato (av. Praia de Belas, 1212, 12º andar), às 19h, em Porto Alegre. A solenidade também será transmitida pelo Youtube do SINEPE/RS. A chapa única, liderada por Oswaldo Dalpiaz, recebeu 191 votos válidos enviados pelas instituições de ensino privado do Estado, por Correio, entre os meses de julho e agosto. A nova diretoria é composta por 14 integrantes, que representam a Educação Básica e o Ensino Superior, bem como instituições da capital e do interior. Este será o primeiro mandato de Dalpiaz na presidência, juntamente com os vices Nestor Raschen e Bruno Eizerik. O ensino privado do RS conta com 880 mil alunos, 1.231 instituições e 41 mil professores.

O presidente eleito é formado em História, Geografia e Filosofia, mestre em Filosofia da Educação e especialista em gestão educacional e gestão participativa. Atuou por 40 anos como professor em sala de aula e por 33 como gestor de instituição de ensino. Está na diretoria do Sindicato desde 2004. Dalpiaz antecipa que na sua gestão irá trabalhar para tornar as escolas particulares gaúchas referência em gestão pedagógica e administrativa. “Vamos oferecer capacitação às equipes para que se instrumentalizem, buscando soluções criativas e adequadas para os desafios que se apresentam”, destaca. Ele acredita que é urgente que as instituições de ensino preparem seus estudantes para o novo mundo do trabalho. “Algumas competências e habilidades valorizadas 15 anos atrás, hoje, não tem mais sentido. Há necessidade de outras.  O conhecimento tem outra perspectiva. Se antes, era meramente informativo, agora ele tem dimensão formativa. Quem pensaria, 15 anos atrás, que hoje estaríamos trabalhando em casa? As escolas precisam estar atentas a esses novos cenários e preparar os alunos para essa realidade”, defende o dirigente.

Outro foco da nova gestão será fazer parcerias com entidades públicas como Secretaria de Educação, Conselho Estadual de Educação, Famurs, Undime, Ministério Público, entre outros órgãos, para tratar de temas comuns. “Imagina se todos esses representantes sentassem juntos e debatessem alternativas para problemas comuns que estão nas redes? Se queremos melhorar a qualidade de ensino como um todo, precisamos estar juntos. Não devemos alimentar a separação que existe entre público e privado. Temos finalidades diferentes, mas o processo educativo é o mesmo”. Para o dirigente, há outras pautas que podem ser trabalhadas em conjunto. Ele traz como exemplo o combate ao homeschooling e a criação de um calendário escolar comum entre as redes.

Dalpiaz cita, ainda, outros desafios que merecerão destaque em sua gestão como os efeitos da crise econômica e a ausência de políticas públicas em relação à Educação Superior.  “Nossas instituições têm sofrido com a evasão, a concorrência no EAD, a inadimplência e a entrada de grandes grupos no mercado com mensalidades de baixo custo. Vamos trabalhar para auxiliar essas instituições a qualificarem a sua gestão de modo que possam ser sustentáveis”. O dirigente ressalta que o que vem acontecendo no ensino superior – entrada de grandes grupos empresariais assumindo instituições de ensino – tende a ocorrer no ensino básico nos próximos anos, portanto, o setor precisa estar preparado e a qualificação é o melhor caminho, na visão do dirigente.

Integrantes da diretoria eleita:

TITULARES

Presidente: OSWALDO DALPIAZ

1º Vice-Presidente: NESTOR RASCHEN

2º Vice-Presidente: BRUNO EIZERIK

1º Secretário: CELASSI BERNARDETE DALPIAZ

2º Secretário: MARÍCIA DA SILVA FERRI

1º Tesoureiro: IRON AUGUSTO MÜLLER

2º Tesoureiro: CARLOS ROBERTO MILIOLI

SUPLENTES

1º Suplente: HILÁRIO BASSOTO

2º Suplente: RUBEN WERNER GOLDMEYER

3º Suplente: OSVINO TOILLIER

4º Suplente: BÁRBARA PERLIN NISSOLA

5º Suplente: LAURO FRANCISCO HOCHSCHEIDT

6º Suplente: GERSO LOPES PAZ

7º Suplente: MAURO ALBERTO NÜSKE

CONSELHO FISCAL

TITULARES

ADEMAR JOENCK

FREDERICO LOBATO AREND

ANDRÉ STRÄHER

SUPLENTES

1º Suplente: GUILHERME ISENSEE ANDRADE

2º Suplente: SÉRGIO STRINGHINI

3º Suplente: NELCI NAOR SENGER

Delegados Representantes

Titulares

OSWALDO DALPIAZ

BRUNO EIZERIK

Suplentes

NESTOR RASCHEN

CELASSI BERNARDETE DALPIAZ

Contate a imprensa

Entre em contato agora pelo telefone (51) 3213-9090 ou e-mail imprensa@sinepe-rs.org.br.
Se preferir envie uma mensagem pelo site clicando no botão abaixo:

Contatar imprensa
Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar