Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

23/11/2022

Pesquisa do SINEPE/RS aponta reajuste médio de 11,7% na mensalidade escolar para 2023

por Assessoria de Comunicação SINEPE/RS
Pesquisa do SINEPE/RS aponta reajuste médio de 11,7% na mensalidade escolar para 2023

O reajuste médio da mensalidade escolar no Rio Grande do Sul para 2023 deve ficar em 11,7%. Aproximadamente dois terços dos respondentes terão reajuste médio entre 6% e 12%. É o que aponta a pesquisa realizada entre os dias 17 e 27 de outubro pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (SINEPE/RS), com 145 escolas associadas - o que representa 49% do universo dos associados neste nível de ensino. Além do custo com pessoal, principal item na composição da mensalidade escolar, outros fatores que mais afetaram no orçamento das escolas foram os novos investimentos em infraestrutura e tecnologia, seguidos de contas públicas, como água e luz, e aluguéis.

O reajuste das mensalidades ficará próximo da projeção de aumento de custos das escolas para 2023, que está na faixa de 11,1%, segundo a pesquisa. Para o presidente do SINEPE/RS, Oswaldo Dalpiaz, as escolas ainda estão sentindo o impacto econômico da pandemia. “Em especial, no último ano tivemos um aumento significativo em investimentos para atender aos protocolos para o retorno às aulas presenciais, como ampliações de espaços físicos e aquisição de equipamentos para as aulas híbridas. Muitas escolas ainda estão pagando essa conta. E, ao mesmo tempo, não foi possível repassar na integralidade esses custos no reajuste das mensalidades porque as famílias também estavam com dificuldades”, salienta. O dirigente lembra, ainda, que muitas escolas estão investindo em infraestrutura, capacitação e tecnologias para oferecer os itinerários formativos do Novo Ensino Médio. “Esses investimentos apareceram entre os 10 maiores custos das instituições, na nossa pesquisa”, completa. Dalpiaz afirma que o aumento das mensalidades não pode ter como único critério a inflação do período. Há outros componentes: “as contas públicas, como luz, por exemplo, que é um dos principais custos de uma instituição tiveram um aumento superior a 11% neste ano. “Assim como os investimentos em tecnologia. Equipamentos como computadores aumentaram mais de 20% em função da pandemia”.

Em relação ao número de estudantes, a pesquisa mostra que 86% das escolas esperam pelo menos manter ou aumentar o número de alunos. Já, 14 das instituições projetam uma redução na ordem de até 20%.

 

Contate a imprensa

Entre em contato agora pelo telefone (51) 3213-9090 ou e-mail imprensa@sinepe-rs.org.br.
Se preferir envie uma mensagem pelo site clicando no botão abaixo:

Contatar imprensa
Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar