Tecnologia para educar: os reflexos da realidade digital na educação
Reportagem de capa da edição de março da Educação em Revista discute o assunto
A sociedade está prestes a encarar importantes mudanças comportamentais, trazidas com o desenvolvimento de tecnologias como a internet 5G e a tecnologia artificial. O que causará importantes mudanças nas relações de consumo, trabalho e convívio social, já que mudam valores, hábitos e métodos. Isso terá forte reflexo na educação – a forma como é feita, a exigência dos novos profissionais. As instituições deixam de transmitir informação para passar conhecimento.
Para o professor da Fundação Instituto de Administração (FIA) e CEO da INOVA Consulting, Luís Rasquilha, a primeira grande mudança não tem a ver com a tecnologia propriamente dita: é de mentalidade. Entender qual será o profissional exigido pelo mercado, adequando-se a nova relação entre tecnologia e sala de aula, fazendo com que as instituições participem da revolução digital, reduzindo a evasão escolar. Além disso, é necessário que as escolas compreendam os novos valores da sociedade moderna, na qual o professor deixa de ter a função de expositor de conteúdo, e passa a ser um orientador, o profissional que auxiliará a refletir frente à carga de dados vindos dos canais de informação.