03/04/2017

Estudantes fazem resgate histórico da Democracia

Vanessa Lazzaretti - Associado

De origem grega, o termo democracia pode ser definido como governo (kratos) do povo (demo). Ou seja, é o regime no qual o povo é quem toma as decisões políticas. Assim, um sistema dito democrático é diferente do monárquico, em que o poder está centralizado nas mãos de uma única pessoa e do oligárquico, no qual as decisões são tomadas por um grupo de indivíduos.


Além da sua definição, o contexto histórico em que surgiu, as formas que assume e suas principais características foram temas estudados pelos educandos matriculados no 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame, ao longo das últimas semanas. Durante as aulas da disciplina da História, além do resgate histórico e conceitual, eles, ainda, discutiram a atual situação da democracia brasileira.


Para finalizar o estudo deste conteúdo programático do segmento, os estudantes foram, então, desafiados a exercitar o que haviam aprendido. Para isso, orientados pela educadora responsável pelas aulas da disciplina, Cristiane Isele, eles participaram de eleição para escolher os líderes das suas respectivas classes.


Antes da realização das assembleias, contudo, as turmas foram divididas em três grandes grupos. Cada um deles deveria criar um partido, elaborar propostas para melhorar a convivência em sala de aula e escolher seus candidatos à presidente e vice-presidente da classe. Com a chapa e o plano de governo definidos, os escolhidos para concorrer à liderança apresentaram suas sugestões aos demais colegas.


Conhecedor das intenções dos candidatos, cada estudante, então, descreveu o nome do seu escolhido em cédula que foi armazenada em uma urna.  Após a eleição, a chapa campeã – aquela escolhida pela maioria – foi conhecida.


Todo o processo eleitoral, afirma Cristiane, reiterou aos educandos a importância de escolher seu representante por suas propostas. “Desse modo, contribui-se com a conscientização acerca do valor do voto e do exercício da cidadania”, comenta. 

SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sindicato@sinepe-rs.org.br