04/10/2017

Instituições de ensino apresentam estratégias de comunicação

Seis escolas finalistas do 15º Prêmio Destaque em Comunicação mostraram seus trabalhos na área de gestão da comunicação, comunicação institucional e captação de alunos
Assessoria de comunicação - Associado
Colégio Farroupilha apresentou projeto de 130 anos da instituição
Colégio Santa Inês mostrou as ações comemorativas aos 70 anos
Colégio Marista Champagnat mostrou a comunicação feita com os professores
Juradas da categoria Gestão de Comunicação e Relacionamento
Colégio Santa Inês mostrou as ações de comunicação institucional para comemorar os 70 anos
Colégio Farroupilha contou como produziu o livro comemorativo ao aniversário
Colégio Marista Rosário apresentou as estratégias de assessoria de imprensa
Juradas da categoria Comunicação Institucional
Colégio Marista Aparecida mostrou o projeto de inscrição preferencial
Avaec apresentou projeto de captação e retenção de alunos
Juradas da categoria de Captação e Retenção de alunos
Na tarde desta quarta-feira (04/10) seis instituições de ensino apresentaram seus projetos de comunicação na segunda etapa de avaliação do 15º Prêmio Destaque em Comunicação. Foram mostrados trabalhos envolvendo campanhas comemorativas de aniversário, com atividades criativas envolvendo diferentes públicos, programa de relacionamento com professores, projetos de retenção e captação de alunos e posicionamento estratégico da assessoria de imprensa.

Saiba mais sobre os projetos:

Categoria: Gestão de Comunicação e Relacionamento

Colégio Farroupilha - Porto Alegre
Projeto: Colégio Farroupilha: Inovação e tradição ao longo de 130 anos

O projeto conta as ações realizadas em comemoração aos 130 anos do Colégio Farroupilha, realizada com o objetivo de fortalecer a marca da instituição e reaproximar os ex-alunos. Entre as ações foi reformulado o Selo Comemorativo, foi feito o resgate da memória através de fotos antigas, adesivagem especial em espaços da escola, homenagens, jantar baile, corrida comemorativa, palestras especiais e livro do aniversário. Foram envolvidas cinco mil pessoas na iniciativa. Entre os resultados, a campanha alcançou mais de 100 mil pessoas nas redes sociais.

Colégio Santa Inês - Porto Alegre
Projeto: Santa Inês - 70 Anos de História

Para comemorar os 70 anos da instituição foi envolvida toda a comunidade e as pessoas que fizeram parte da história: não apenas estudantes, familiares, professores e colaboradores de hoje, mas aqueles que passaram pela instituição, deixando sua marca. Para isso, foram realizadas diferentes ações como concurso para escolher novo slogan da escola com participação dos alunos, foi lançado novo site, o lançamento do projeto Vozes do Futuro, em que a comunidade escolar gravou pequenos vídeos contando a história da escola e reinauguração da biblioteca. O material teve mais de 37 mil visualizações.

Colégio Marista Champagnat - Porto Alegre
Projeto: A comunicação na construção de sentidos

O projeto surgiu para melhorar o relacionamento com os diferentes públicos da instituição, em especial os educadores, para reduzir a rotatividade e melhorar a comunicação com esse público. Para isso, foram realizadas ações de envolvimento, como grupos focais para ouvir os professores e receber sugestões de melhorias, programa de acolhimento dos novos funcionários e revisão permanente dos canais de comunicação. Entre os resultados, 84% dos educadores se sentem valorizados pela instituição e 94% se sentem comprometidos. O número de turnover foi reduzido em 3,79%.

As juradas que avaliaram essa categoria: Alessandra Becker, sócia fundadora da Fale Consultoras, Crismeri Corrêa, diretora da Possibilitá consultoria Organizacional e Raquel Boechat, sócia-diretora da Enfato Multicomunicação.

Categoria Comunicação Institucional

Colégio Santa Inês - Porto Alegre
Projeto: Santa Inês - 70 Anos de História

Para comemorar os 70 anos da instituição foi envolvida toda a comunidade e as pessoas que fizeram parte da história: estudantes, familiares, professores, colaboradores e pessoas que passaram pela instituição. Para isso, foram realizadas diferentes ações como concurso para escolher novo slogan da escola com participação dos alunos, vídeo do dia das mães que teve mais de 56 mil visualizações, o lançamento do projeto Vozes do Futuro, em que a comunidade escolar gravou pequenos vídeos contando a história da escola e caderno comemorativo aos 70 anos publicado no Jornal Zero Hora, patrocinado por um apoiador da escola.

Colégio Farroupilha - Porto Alegre
Projeto: Histórias que marcam: Livro dos 130 anos do Colégio Farroupilha

A iniciativa teve como objetivo reaproximar ex-alunos, reforçar o posicionamento da marca da escola e fortalecer os laços com estudantes, famílias e educadores. O livro foi elaborado com narrativas da comunidade escolar sobre momentos marcantes vividos no Farroupilha. Participaram 104 autores, entre alunos e ex-alunos. Todos que, de algum modo, mantiveram uma ligação com a instituição foram convidados a participar, relatando alguma situação de sua vivência na escola. Com a ação, foram alcançadas mais de 21 mil pessoas nas redes sociais.

Colégio Marista Rosário - Porto Alegre
Projeto: A educação na imprensa e as estratégias do Colégio Marista Rosário

A assessoria de imprensa é, atualmente, uma das mais importantes atribuições da equipe de Comunicação e Marketing do Marista Rosário. Entre as estratégias reestruturadas a partir de 2013, a principal prevê a comunicação de forma integrada, gerenciando fluxos de informação buscando um bom relacionamento com a imprensa e destacando diferenciais institucionais. O trabalho compreende o planejamento anual, o monitoramento e o compartilhamento de informações com educadores e a realização do programa de gestão e prevenção de crises. Em 2016, de 62 releases 82% foram publicados na imprensa. A instituição também obteve crescimento de 30% em veiculação na mídia de 2013 a 2016.

Foram juradas dessa categoria: Daniela Cidade, gerente de comunicação e sustentabilidade da Concepa, Fernanda Romagnoli, coordenadora de marketing do Senac e Luciana Santos, especialista em comunicação estratégica, atuou como gerente de comunicação do Sebrae.

Retenção e Captação de Alunos

Colégio Marista Aparecida - Bento Gonçalves
Projeto: Inscrição preferencial

A iniciativa foi uma estratégia para melhorar a fidelização das famílias do colégio. Como a escola tem lista de espera, especialmente na Educação Infantil (em 2016, foram 150 estudantes esperando por vaga), foi criado um período de inscrição preferencial para irmãos de estudantes atuais e filhos de educadores. Cerca de 30 famílias foram impactadas com essa política de inscrição preferencial. Entre os resultados, 35% da captação é feita nesse período e houve a ampliação da Educação Infantil com duas novas turmas.

AVAEC - Unidades Educacionais - Veranópolis

Projeto: Captando alunos e garantindo a sustentabilidade das Unidades Educacionais da AVAEC

O projeto tem como objetivo buscar a sustentabilidade financeira da instituição. Diante de um cenário crítico identificado em 2012, como queda no número de alunos, alta inadimplência e grande número de bolsas de estudo ofertadas sem critérios, a instituição uniu as unidades educacionais e buscou o planejamento estratégico. Entre as ações foram reduzidos descontos comerciais e padronizada as formas de pagamento das mensalidades, e foco na captação de novos alunos. A instituição também trabalhou o alinhamento do discurso institucional, a prospecção de alunos em potencial e acolhimento personalizado às novas famílias. Entre os resultados, a escola aumentou o número de matrículas, inclusive com lista de espera na Educação Infantil e reduziu a inadimplência de 12% para 1%.

As juradas que avaliaram essa categoria: Bianca Gelatti, gestora de negócios da Agência Escala, Fabiana Becker, sócia fundadora da Fale Consultoras e Paula Araújo, diretora da Néktar Design.
SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sindicato@sinepe-rs.org.br