30/10/2017

Escolas podem participar de comunidade global de aprendizagem - PenPal Schools

Escolas que se inscreverem no PenPal Schools até 31 de dezembro terão gratuidade em 2018
Assessoria de imprensa - SINEPE/RS
O SINEPE/RS formou parceria com o PenPal Schools, uma comunidade global de aprendizagem que reúne escolas de 144 países. O objetivo é colocar alunos e professores em contato para que colaborem entre si e, juntos, aprendam por meio de projetos online. Por meio dessa parceria, as escolas associadas ao Sindicato que fizeram a inscrição até 31 de dezembro de 2017 podem acessar o serviço gratuitamente até 30 de junho de 2018. Clique aqui e acesse o site.

Os temas são variados. Vão desde direitos humanos e sustentabilidade ambiental, ciências e matemática, até robótica e literatura. Todos os projetos estão disponíveis em diferentes níveis de dificuldade.

O professor escolhe o tema que deseja trabalhar e, ao se inscrever, gera um código por meio do qual todos os alunos se cadastram. Essa turma é conectada a outras três turmas em diferentes lugares do mundo que optaram por trabalhar o mesmo projeto. Os estudantes têm acesso ao material de leitura e vídeos - em inglês e espanhol - e podem trocar ideias com seus parceiros de trabalho, inclusive colaborar com a criação de novos materiais.

Cada aula tem duração de 30 minutos, pode ser agendada a qualquer dia e horário e acessadas de qualquer dispositivo - computador, tablet ou smartphone - com acesso à internet. No painel de controle, os professores podem verificar todas as mensagens trocadas entre os estudantes e avaliar habilidades de escrita e leitura, e também habilidades sociais e tecnológicas.

Para o idealizador do PenPal Schools, Joe Troyen, conexões internacionais ajudam os alunos a tomar conhecimento de novas ideias e perspectivas. "Além disso, com as lições colaborativas online, os alunos têm a oportunidade de ler e escrever em inglês (e espanhol), e são motivados a ler criticamente e redigir com cuidado, o que faz com que melhorem cada vez mais essa importante habilidade."

Segundo Tryen, numa pesquisa com professores dos 144 países em que o PenPan Schools está inserido sobre qual país eles desejavam se conectar, o Brasil foi a escolha mais popular. "O Brasil é famoso por ter pessoas felizes, belas paisagens, excelente futebol, música, dança e outras coisas ótimas. Portanto, não é nenhuma surpresa que estudantes e professores em todos os lugares desejem se conectar a um país tão maravilhoso!"
SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sindicato@sinepe-rs.org.br