07/12/2017

Colégio Farroupilha: Estudantes concluem a primeira etapa da GrowCube, escola de negócios

Cristiane Parnaiba - - Associado
Na tarde de quarta-feira, 06 de dezembro, o grupo de estudantes do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais que participa da primeira turma da GrowCube, a escola de negócios do Colégio Farroupilha, concluiu a primeira etapa do processo empreendedor: a pré-incubação. Como tarefa, eles tiveram que apresentar seus projetos de negócios a uma banca avaliadora.

No vocabulário do empreendedorismo, cada grupo teve 10 minutos para o seu "picth". Ao final das apresentações, perguntas e considerações foram feitas pelos profissionais aos estudantes. Quatro dos seis grupos que defenderam suas propostas avançaram para a segunda etapa da GrowCube, a incubação. Nela, mentores especializados no negócio de cada time orientará o grupo para a concretização do projeto.

As propostas que seguem para a segunda fase são: o aplicativo "Gabaritei!", que, proposto pelas estudantes Mariana P., Bruna Z., Martina T., Luana Z. e Daphine P., oferece conteúdos, materiais e aulas de revisão preparadas por alunos e para alunos; o aplicativo para solicitação de serviços de emergência, "2407", dos estudantes Alice A., Laura S., Guilherme C. e Guilherme K.; a "LPM Turismo", uma plataforma que oferece experiências personalizadas de viagens voltadas a pessoas que desejam se voluntariar para diferentes causas, proposto pelos estudantes Bruna T. e Gabriel M.; e o "Lanuss Diary", um aplicativo para diários pessoais interativos, que ajuda na gestão das tarefas cotidianas, das estudantes Simone P. e Letícia S.

"Parabéns a todos os grupos. Estou emocionada com as apresentações de vocês. Se lembrarmos do dia que apresentamos a proposta é visível o crescimento de cada um. A GrowCube é a primeira escola de negócios de uma instituição de educação básica. Ela representa mais uma das possibilidades que o Colégio Farroupilha oferece para que cada estudante possa traçar o seu projeto de vida", afirmou a coordenadora do Ensino Fundamental - Anos Finais, Rafaella Perrone.

A preparação para o pitch começou no dia 05 de outubro. Os estudantes tiveram dois meses de aulas práticas e teóricas, com professores universitários e empresários que transitam pelo universo empreendedor, sobre assuntos como Segurança Jurídica, Marketing, Finanças, Negócios Digitais e Operações.

A banca de avaliação foi composta pelo publicitário e professor universitário, Rodrigo Valente, pelo advogado e professor universitário Ricardo Macarevich, pelo administrador e coordenador da incubadora de negócios da ESPM, Nelmar Vaccari; pelo administrador e professor universitário Ricardo Sondermann; pelo bancário Delfino Plá, e pelo engenheiro Paulo Dunin. Familiares dos estudantes também prestigiaram as apresentações.
SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sinepe@sinepe-rs.org.br