28/02/2018

Alunos aprendem expressão algébrica e valor numérico através de jogos

Comunicação e Marketing IENH - Vale do Sinos Associado
A revisão de conteúdos matemáticos e a integração das turmas foram promovidos de forma divertida e lúdica para os alunos dos 8ºs anos do Ensino Fundamental da IENH - Unidade Fundação Evangélica. Na última semana, as turmas reuniram-se em pequenos grupos para aprender enquanto jogavam a corrida de obstáculos no tabuleiro.

No jogo, cada estudante deveria lançar o dado e avançar as casas conforme o número obtido. Em seguida, retirava uma carta do monte, calculando o valor numérico da expressão algébrica de acordo com o número da carta selecionada. Os estudantes efetuavam os cálculos e o resultado obtido indicava o valor e o sentido do movimento do marcador no jogo. Ao final, analisavam os resultados, avaliando as melhores escolhas e estratégias.

Segundo a Professora Rosália Marisa de Mello Fenner, a proposta teve como objetivo a revisão e fixação dos conteúdos de expressão algébrica e valor numérico, além do desenvolvimento do raciocínio lógico, tomada de decisão e do cálculo mental. "A metodologia que utilizamos é que possibilita que o aluno compreenda e fixe o conteúdo. Com o jogo, o aluno se diverte ao mesmo tempo que aprende", destaca, Rosália.
SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sinepe@sinepe-rs.org.br