13/12/2018

Alunos da Escola Lumiar apresentam exposição `Bem-Vindo, Nós`

Atividade integra o projeto "A Lumiar que há em mim", que desafiou os estudantes a explorarem universos de identidade e diferença
Simone Lersch - Metropolitana Associado
Nesta quinta-feira, dia 13 de dezembro, às 19h, inaugura a exposição Bem-vindo, nós dos alunos da turma F3 da Escola Lumiar, no Fora da Asa - Experiências Plurais (Rua José do Patrocínio, 642, lado b - Cidade Baixa), em Porto Alegre. Aberto ao público, a entrada é franca.

A partir do diagnóstico das necessidades e interesses da turma, entrevistas, debates, participação em oficinas e criação de memorial, se identificou uma necessidade dos alunos da turma F3, entre 12 e 15 anos, de compreenderem a si, seus sentimentos, e seu lugar na escola. O grupo de 25 alunos, do final do Ensino Fundamental, vive um momento transitório, da pré-adolescência à adolescência, do mundo infantil à fase adulta, da escola tradicional à uma escola inovadora, do Ensino Fundamental visando o Ensino Médio.

As diversas mudanças que vive o grupo, assim como suas próprias questões pessoais, desencadeavam um clima de tensões, dúvidas e inseguranças. Jovens percebem que possuem talentos e condições de alcançar suas metas, mas se perdem em incertezas, que muitas vezes os levam a duvidar de suas próprias capacidades. Perplexos diante de novas possibilidades apegam-se a conceitos passados e memórias, questionando o lugar que estão; criando uma imagem romantizada do passado (infância, escola), e amedrontando-se diante do novo, o que invariavelmente resulta em conflitos entre colegas e desmotivação.

O projeto A Lumiar que há em mim, sob a coordenação da tutora Juliana Fraga, buscou desafiar esses jovens a refletirem e atuarem, visando conquistar uma identidade própria de maneira que cada estudante se percebesse constituindo e parte da identidade de seu grupo. Compartilhar espaço e histórias de vida, entendendo-se como protagonistas de sua própria trajetória, ressignificando sua aprendizagem. E assim descobrindo seu papel e sua importância na escola.

Com base em módulos e oficinas ministradas pela mestre Diane Sbardelotto, o projeto ganhou vida, estudo das fases da vida, sexualidade, diferentes culturas, descobertas humanas na história, os contatos entre mundo diferente, o estranhamento com o novo através de diversos povos, a empatia por meio de personagens, foram alguns estudos que contribuíram para que a turma alcançasse os objetivos do projeto.

Os alunos foram orientados em suas buscas individuais, a desenvolver poéticas artísticas com os materiais, técnicas e linguagens da escolha de cada um. Fazeres ligados aos desejos de expressão desses estudantes deram origem a instalações, performances, objetos, composições musicais e fotografias advindos de processos tão diversificados como eles mesmos.
O grupo dedicou-se à construção de uma obra de arte que faria parte de uma instalação da turma. Assim todos se dedicaram a criar sua obra, esse objeto singular, comporia o coletivo, compondo uma metáfora para a turma. Dessa forma, nasceu a exposição Bem-vindo, nós, que apresenta o resultado de processos artísticos nos quais os jovens estudantes partiram de si para explorar universos de identidade e diferença, transitando entre o individual e colaborativo.

Exposição: Bem-vindo, nós!
Artistas: estudantes da turma F3, Ensino Fundamental Final, da Escola Lumiar Porto Alegre.
Local: Fora da Asa - Experiências Plurais (Rua José do Patrocínio, 642, lado b - Cidade Baixa, Porto Alegre - RS)
Vernissage: 13 de dezembro, às 19h
SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sinepe@sinepe-rs.org.br