12/06/2019

DIA D acertar o passo para implantar a BNCC

Confira dicas para dar início aos estudos e implementação da Base na sua escola
Assessoria de Imprensa - SINEPE/RS
As escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental estão há pouco mais de um semestre para fazer a BNCC acontecer. Para isso, é preciso encontrar tempo para trabalhar não só a questão da documentação, mas do planejamento e formação do corpo docente para esta nova jornada. Esta é a razão do Dia D da BNCC - 17 de junho - data proposta pelo governo do Estado para realização de formação pedagógica sobre a BNCC - Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e sobre o RCG - Referencial Curricular Gaúcho da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, para os integrantes do magistério público. Além desse dia outras duas novas datas estão previstas, 29 de agosto e 23 de outubro.




As escolas privadas têm autonomia para se engajarem nesta mobilização ou definirem o seu próprio dia D. De qualquer forma, o SINEPE/RS preparou algumas dicas para ajudá-las nesta organização e aproveitar ao máximo esse tempo precioso. Confira:

1) O primeiro passo é pensar na formação continuada dos professores dentro da escola, com foco na BNCC e no RCG - estudar como esses documentos estão estruturados, que elementos são centrais e que elementos são diferentes dos documentos atuais, em vigência hoje em todas as escolas.

2) A partir dessa análise, falar sobre competências e habilidades, competências gerais da base, habilidades do Ensino Fundamental, objetivos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, os três agrupamentos etários na Educação Infantil, assim como os campos de experiência - esses são os pontos fundamentais a serem abordados nessa formação continuada.

3) Outra dica é a estruturação dos tempos de discussão. Pensar num cronograma sobre a revisitação das propostas pedagógicas e demais documentos em vigência dentro da escola - regimento escolar, planos de ensino, planos de curso, planos de estudos ou o plano orientador das práticas pedagógicas na educação infantil - conforme as normativas do sistema estadual de ensino. Esse cronograma é importante para que oportunize a articulação entre a formação dos professores e a produção desses novos documentos ou a revisitação desses documentos.

4) O que é importante nessa revisitação dos documentos com foco nos processos pedagógicos? Aspectos relacionados às concepções - de educação, de infância, de adolescência, de currículo - e as questões metodológicas e de avaliação, uma tem implicação na outra.

5 Importante: otimize trabalho, discutindo e produzindo concomitantemente. Ao mesmo tempo em que se faz a formação e a discussão de cada um dos temas, é possível construir textos sínteses dessas discussões. Então, se for possível fazer formação de professores alinhada à revisitação de documentos escolares e produzir sínteses a partir desses itens, provavelmente a escola já terá documentos ao final desses encontros. É uma forma de sistematizar a discussão e produzir os documentos esperados (novos ou reformulados) pela legislação, entre eles o PPP.

6) Alerta para o cronograma: 2019 é o ano pensado para, exclusivamente, formação continuada dos professores relativa à BNCC e ao RCG e revisão explícita das propostas pedagógicas e bases curriculares de todas as escolas. É fundamental fazer um desenho do tempo e programar o que se pretende fazer em cada um dos meses até o final do ano - quais são as formações e quais os documentos que poderemos estar produzindo ao final de cada uma dessas formações.

7) Atenção para um documento igualmente importante: o Referencial Curricular Municipal. Como este é o ano também de mudanças nos municípios, as escolas devem estar atentas às programações no seu território, para levar suas contribuições, debater as peculiaridades locais e participar das decisões tomadas. Este documento deve se aliar à BNCC e ao RCG para a construção do currículo, alinhado às características da instituição

8) Alerta para alteração regimental: Professores, especialmente gestores de escolas e mantenedoras devem estar atentos sobre as implicações da alteração regimental. Caso haja um direcionamento para mudanças no dispositivo do regimento escolar, é necessário observar os prazos, uma vez que as alterações precisam ser revisadas este ano e aprovadas para serem executadas no próximo ano letivo.

9) Para que se faça mudança regimental, o ideal é antecipar um pouco a conclusão dos estudos de revisão das propostas pedagógicas e regimentos, dando conta, ainda, da reorganização dos planos de ensino, planos de curso ou planos de estudo para que os professores possam fazer, ainda em 2019, o exercício de reorganização dos planos de trabalho a serem executados no ano letivo de 2020.

10) As ações deste dia 17 poderão ser retomadas no próximo dia D, 29 de agosto, segundo calendário do governo do Estado, quando os textos já elaborados podem ser socializados e revisados. A previsão é que no dia 23 de outubro sejam feitas as conclusões dos trabalhos.




Há uma série de materiais que podem ajudar as escolas a organizarem as suas discussões.



Existem vídeos específicos de cada uma das grandes áreas:






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