Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Trabalhos de iniciação científica são explorados no Colégio São Judas Tadeu
14/07/2015

Trabalhos de iniciação científica são explorados no Colégio São Judas Tadeu

por ComEfeito Comunicação
Trabalhos de iniciação científica são explorados no Colégio São Judas Tadeu
Com pesquisas sobre temas comportamentais contemporâneos como vício em celular e internet, uso das redes sociais, álcool na adolescência, relacionamentos virtuais e adoção por casais homossexuais, por exemplo, o Núcleo de Iniciação Científica - NIC do Colégio São Judas Tadeu, de Porto Alegre, apresentou, no sábado (11/07), mais de 100 trabalhos, envolvendo cerca de 300 alunos do Ensino Médio.

Os trabalhos concorrem ao IX Prêmio Jovem Cientista do colégio e os melhores serão encaminhados para participação nas feiras universitárias de iniciação científica no país, como a Mostratec e o Salão UFRGS Jovem, e no exterior.

Mas também não faltaram entre os trabalhos exemplos de temas considerados mais tradicionais e pragmáticos como o problema do lixo, acessibilidade, reaproveitamento da água da chuva e mobilidade urbana. O acervo contou ainda com assuntos políticos como ditadura militar no Brasil, a corrupção como aspecto cultural e a crise do capitalismo no século XXI.

O avaliadores dos trabalhos - professores do colégio, professores convidados de outras instituições e ex-alunos - visitaram os estandes, sinalizados por banners, conversaram com os alunos, divididos em grupos de trabalhos, e depois preencheram suas fichas de avaliação. O resultado da atividade sairá em agosto.

A diretora do Colégio São Judas Tadeu, Graziela Loureiro, explica que o NIC tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma série de competências fundamentais para o ensino superior e para o mercado de trabalho. "Os trabalhos avaliados resultam de um processo iniciado em março, com orientação dos professores do colégio, contemplando todas as etapas da pesquisa científica".

O professor Jânio Alves, coordenador dos projetos, e a supervisora escolar, Jacqueline Lunkes, disseram que os alunos demonstraram grande comprometimento com a tarefa e que o evento ganha qualidade a cada ano. A avaliadora externa Lisiane Sengik, professora da Escola Estadual Sarmento Leite, elogiou o nível dos trabalhos e declarou ter se emocionado com a escolha pelos jovens de temas relacionados à cidadania.

O ex-aluno do Colégio São Judas Tadeu Mateus Barros, ganhador do prêmio do NIC em 2013, e avaliador da atual edição, afirmou que a iniciativa é importante visando ao início da vida acadêmica. Ele cursa Biologia, na PUCRS, e pensa em compatibilizar a faculdade com o curso de Teatro, na UFRGS, em breve.

A apresentação dos trabalhos foi precedida de ato cívico com a execução dos hinos Nacional, Riograndense e do Colégio São Judas Tadeu, cujo Núcleo de Iniciação Científica foi agraciado com o 4º Prêmio de Inovação em Educação por incentivar e desenvolver a reflexão e a pesquisa em estudantes desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, através do desenvolvimento de projetos, de acordo com a faixa etária e com fundamento científico, nas diferentes áreas do conhecimento.

Mais sobre:

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar