Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Colégio Farroupilha completa 130 anos da escola para a vida
21/03/2016

Colégio Farroupilha completa 130 anos da escola para a vida

por Cláudia Oliveira
Colégio Farroupilha completa 130 anos da escola para a vida

Considerada uma das escolas de educação básica mais antiga no Rio Grande do Sul, o Colégio Farroupilha completa 130 anos no dia 21 de março. Ao longo de sua história, o Colégio mantém a mesma essência da linha de trabalho sugerida em 1876, por Wilhelm Ter Brüggen, quando criou a Escola de Meninos, reconhecida pelo nome de Knabenschule des Deutschen Hilfsverein, no centro de Porto Alegre. Preparar alunos que atuem como líderes na sociedade através de aprendizados construídos tanto a partir de áreas básicas do conhecimento quanto os acumulados com propostas inovadoras, envolvendo empreendedorismo, tecnologia, ensino de línguas e de artes, continua sendo a premissa principal da proposta pedagógica oferecida a alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Essa é a temática abordada na edição nº120 da Revista Farroupilha, alusiva ao aniversário do Farroupilha.

Professores, alunos, ex-alunos, famílias e colaboradores destacam nas 48 páginas da publicação o quanto a escola foi e continua sendo importante na formação pessoal, acadêmica e profissional de todos que passam pela Instituição. A preocupação em oferecer a crianças e jovens uma educação em sintonia com as demandas de cada época também é mostrada na revista. A inovação, característica marcante da Instituição junto com a tradição e a disciplina, fez com que o Farroupilha fosse pioneiro em vários projetos, como na criação do primeiro Jardim de Infância do Rio Grande do Sul, em 1904; em ser a primeira escola da Capital a adotar o ecumenismo nas aulas de religião na década de 20; e a unir definitivamente a Escola de Meninas e a Escola de Meninas, em 1929, outra inovação para a época.
 
Para marcar os 130 anos, a escola apresenta uma programação especial ao longo deste ano para toda a comunidade. No dia 03 de junho, será realizado o Jantar Baile, no Leopoldina Juvenil, com a banda "On the Rocks". Em agosto, o filósofo, escritor e professor Mario Sergio Cortella participará do Inteligência Coletiva, evento gratuito para professores das redes públicas e privada, voltado para o debate de temas e tendências na educação do século XXI. Em setembro, será realizada a Corrida dos 130 anos.

Participe do Livro dos 130 anos
Coisas boas acontecem o tempo todo no Colégio Farroupilha. Compartilhe experiências marcantes vividas na escola participando do Livro dos 130 anos. Você tem até o dia 30 de abril para enviar relatos e histórias que tragam alguma contribuição positiva e sejam sinônimos de inspiração para todos. A narrativa deve conter até 1.000 caracteres (uma folha de word), em fonte Verdana, tamanho 11. Os relatos podem ser enviados para o e-mail: 130anos@colegiofarroupilha.com.br

Mais sobre:

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar