“As crianças precisam ser autoras da sua própria aprendizagem”
Referência na Europa, Pedro Sales Luís Rosário faz uma análise da autorregulação da aprendizagem no Brasil e traz exemplos de como é feito esse trabalho em Portugal
Fracassos e sucessos fazem parte da vida de qualquer pessoa. Na vida escolar, não é diferente, já que também é um ambiente propício para que aconteçam essas primeiras experiências. Por meio de estratégias de aprendizagem, é possível que as crianças possam compreender e lidar com derrotas e vitórias.
Em passagem pelo Brasil, o professor catedrático da Universidade do Minho, de Portugal, o português Pedro Sales Luís Rosário é diretor do programa de doutoramento em psicologia aplicada. A sua docência está centrada na área da psicologia da motivação, da educação e da instrução.
Muito cordial e comunicativo, atendeu a reportagem do Educação em Pauta na sala e-class, o espaço maker do Colégio Santa Inês, em Porto Alegre. Quando vem à capital gaúcha, costuma ficar hospedado nas dependências do colégio. Há alguns anos ele possui uma parceria com o Santa Inês em projetos relacionados à autorregulação da aprendizagem e às questões socioemocionais