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26/03/2023

Competências socioemocionais foi tema de evento no SINEPE/RS

Evento contou com palestras e oficinas práticas sobre o assunto

por Gabriela Rodrigues
Competências socioemocionais foi tema de evento no SINEPE/RS

Na terça-feira (21/03), o SINEPE/RS realizou o evento “Ambiente Socioemocional nas Escolas: desafios e alternativas”, presencialmente na sede do sindicato. O encontro teve como objetivo analisar os desafios, as possibilidades e os limites da escola com a educação socioemocional e contou com o apoio da FTD Educação.

A programação foi aberta com a palestra “As competências socioemocionais como instrumentos necessários à prevenção de conflitos e à construção de relações mais saudáveis, empáticas e felizes. Qual o papel de quem educa?”, ministrada pela Gestora Pedagógica da Opee Educação, Pedagoga e Gestora de Recursos Humanos, Cristiane Zorrer, e pelo Gestor de Clientes da OPEE Educação, Psicopedagogo, Arte Educador e Pedagogo, Robson Salvador.

Cristiane, iniciou a palestra enfatizando a importância que a escola deve dar aos sentimentos dos alunos. “Se eu quero que meu espaço educativo consiga vir ao encontro das necessidades, eu preciso primeiramente entender quais são. Cabe ao adulto acolher as crianças no seu ambiente, é o seu dever” destacou a especialista. Salvador salientou que não existe juízo de valor no socioemocional. Para ele, é importante receber o aluno e suas necessidades, sem crítica ou julgamento, mas sim com acolhimento. “Temos que desafiar os alunos a falarem como eles realmente se sentem, não como eles devem se sentir.” enfatizou.

Na programação da tarde os participantes foram divididos em quatro grupos, para participar de oficinas sobre as seguintes temáticas: aceitação de regras e limites; como lidar com situações difíceis de aceitação; as condições de ser adulto e do professor hoje/ papéis; e o trabalho de educação especial e as expectativas da família.

Para a Coordenadora pedagógica do Colégio Franciscano Sant’Anna, de Santa Maria, Helena Rohde, o evento ultrapassou suas expectativas, pela relevância do assunto e a forma como foi abordado. “As escolas têm se debruçado nessa temática, mas ao mesmo tempo, com o desafio da BNCC e com todos os efeitos pós-pandemia, ainda precisam sistematizar projetos nesta linha. A proposta de hoje foi exatamente isso, mostrar a questão teórica do assunto, mas também, a possibilidade de desenvolver projetos práticos.” destacou a diretora.

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