Delegada da Regional Centro vislumbra oportunidades para o setor
Maria Angela Baldi está em seu primeiro ano como representante do SINEPE/RS na região
Maria Angela Baldi é a responsável por atender as necessidades das instituições de ensino da Região Central do Estado. Aliás, este é o primeiro ano que atua como representante do SINEPE/RS.
Com uma experiência de 25 anos na área da educação, desenvolveu uma carreira focada no aprimoramento da qualidade de ensino e na gestão educacional. Ao longo desse percurso, conforme conta, teve a oportunidade de atuar como professora, coordenadora pedagógica e diretora, sempre buscando contribuir para o crescimento e a inovação no ambiente escolar. Foi vice-diretora do Colégio Marista Pio XII, em Novo Hamburgo, e, atualmente, é diretora do Colégio Marista Santa Maria, em Santa Maria.
De acordo com Maria Angela, a Região Central obteve destaque nos últimos anos. Um exemplo é Santa Maria que – por ser o quinto município mais populoso do Rio Grande do Sul – destacou-se no último Censo ao registrar crescimento populacional no Estado. Com economia predominantemente baseada no setor de serviços, a cidade possui uma presença marcante de instituições de ensino superior, como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Já sobre as escolas privadas do município, ela ressalta a excelência acadêmica, com uma grande variedade de opções de ensino, que vão desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. “Existe um investimento na formação de professores e no desenvolvimento de atividades que busquem a transformação social. A importância da união entre as instituições privadas, muitas delas associadas ao Sindicato, reforça a colaboração e o contínuo aprimoramento da educação na região”, pontua.
Focos da sua gestão
Maria Angela enxerga muitas oportunidades na região, com a meta de fortalecer a conexão entre as escolas particulares e o SINEPE/RS. “A ideia é criar espaços de diálogo, formação e cooperação que contribuam para o desenvolvimento educacional, principalmente o respeito às diversidades de propostas, interesses e entregas”, declara.
Além disso, ela adianta que serão criados momentos para aprimoramento pedagógico e profissional, envolvendo gestores e docentes. “Penso ser um espaço oportuno para promoção de debates, capacitações e apoio às escolas em questões regulatórias e operacionais. O Sindicato é uma referência e busca não só a excelência educacional, mas também o fortalecimento das escolas frente às mudanças e demandas do ensino”, ressalta.