Dia do Diretor marca o reconhecimento ao líder que inspira
Estar à frente de uma instituição de ensino é uma das missões mais deslumbrante e desafiadoras que podem existir
Liderar qualquer tipo de empresa é um desafio e tanto. Equipes, metas, planilhas, clientes e reuniões exigem foco e habilidade do gestor. No caso das instituições de ensino, essa responsabilidade é multiplicada: a educação de crianças e jovens lhes é confiada – e tudo isso fica sob a tutela do diretor.
No entendimento do presidente do SINEPE/RS, Oswaldo Dalpiaz, o responsável por tudo isso é o diretor. É ele quem deve apontar caminhos, inspirar as pessoas e determinar as estratégias para que a escola consiga obter os resultados que deseja. “Por isso se diz que a escola, como um todo, é o retrato do diretor”, sintetiza.
Para dar conta e ser a figura que inspira as pessoas ao redor, o diretor deve ser uma pessoa animada, positiva e propositiva, sempre mirando à frente. “Ele deve estar disposto a aprender continuamente e saber, também, que precisa estar disposto a resolver, diariamente, os problemas que aparecem”, entende Dalpiaz.
Como se trata de um trabalho muito intenso, os problemas acabam aparecendo, de fato. Mas é, sem dúvida, um trabalho muito bonito – e às vezes solitário. Para reconhecer tamanha dedicação, o SINEPE/RS marca a data, todos os anos, com uma lembrança enviada aos dirigentes. Neste ano, eles receberam um mouse pad com suporte para celular e canetas.
“É uma manifestação simples, mas simbólica da gratidão pelo que o diretor faz, pela dedicação que tem para com os professores, técnicos e alunos. Pela liderança que ele representa na comunidade”, explica Dalpiaz.
A homenagem, singela, mas carregada de significado, representa a visão do SINEPE/RS de que o diretor é uma pessoa indispensável para levar adiante o processo educativo. Para Dalpiaz, um bom diretor se torna uma referência profética, pois todos recordam com gratidão da figura desse líder.
“Um bom diretor marca a alma dos alunos, dos professores, dos pais, de todos aqueles que se aproximam da escola. Essa referência marca muito. Isso é muito bonito, mas também muito desafiador”, acredita o presidente do Sindicato.